Saúde: HC comemora 40 anos de transplante renal com simpósio internacional

Evento começa nesta sexta-feira, dia 7, às 12 horas

qui, 06/10/2005 - 9h31 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de outubro, um simpósio internacional sobre transplante renal. O evento será em comemoração aos 40 anos do primeiro transplante renal da América Latina, realizado na unidade. Participarão profissionais dos Estados Unidos, França e Brasil. Na sexta terá início às 12 horas. No sábado, as atividades começam às 8 horas.

Chamado ‘Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas – 40 anos de uma Escola de Transplante’, o encontro discutirá temas como: Imunologia, Nefrectomia do Doador, Imunossupressão e Monitorização das Drogas.

Pioneiro em transplantes renais, o HC realizou em 1965 o primeiro transplante inter-vivos do órgão na América Latina, muito antes do transplante de coração, em 1968. O paciente, Walter de Oliveira, conviveu 8 anos com o rim transplantado. De lá para cá o hospital já realizou 3.265 transplantes renais. São 12 transplantes, em média, mensais, de doador vivo ou cadáver. O último aconteceu em 20 de setembro.

Os procedimentos cirúrgicos levam cerca de 3 horas e os pacientes têm menor rejeição em função das drogas imunossupressoras reduzirem as respostas imunológicas, sem agredir o transplantado, como acontecia.

O evento internacional será no Centro de Convenções Rebouças_ avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.