Saúde: Guerra contra a dengue continua no carnaval

Haverá distribuição de panfletos e ações educativas em todo o Estado

sex, 28/02/2003 - 11h20 | Do Portal do Governo

A guerra contra a dengue no Estado de São Paulo continua. No carnaval, aumenta ainda mais o risco de se contrair a doença.

Alguns cuidados devem ser observados, especialmente por quem vai viajar para a praia. ‘É preciso deixar o vaso sanitário fechado, o ralo seco e colocar areia até a borda dos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas’, explica o superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva. Os mesmos cuidados valem na hora de deixar a casa de praia.

Outra dica de Jacintho é não exagerar na hora de regar as plantas. ‘Algumas pessoas vão viajar e acabam regando as plantas de forma exagerada para que elas não murchem. Essa água que fica acumulada no pratinho é um potencial criadouro do mosquito da dengue’, alerta.

Distribuição de panfletos e ações educativas em todo o Estado

Durante o carnaval haverá distribuição de panfletos e ações educativas de combate ao mosquito da dengue em todo o Estado.

No Litoral, a Cetesb vai dar continuidade ao Projeto Praia Limpa Sem Dengue, em parceria com a Dersa e a Ecovias. Serão colocados painéis e faixas nas estradas. Haverá distribuição de sacolas plásticas e folhetos de alerta contra a dengue aos banhistas de todas as praias, além de um laboratório volante para medir as condições das águas e identificar as larvas e o mosquito transmissor da dengue.

Na Baixada Santista, o município de Santos vai distribuir máscaras de carnaval para as crianças com alusão à dengue. No Guarujá, um ônibus caracterizado com a temática da dengue passará por locais de grande circulação.

Na Capital, haverá distribuição de panfletos com informações sobre a dengue em 52 estações do Metrô.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

C.C.