Saúde: Grea e USP realizam Dia de Alerta sobre o Uso Indevido do Álcool

Os seminários será realizados na próxima quarta-feira, dia 23

qua, 16/10/2002 - 18h59 | Do Portal do Governo

Com a iniciativa de expor à sociedade as reais conseqüências do consumo excessivo de álcool, o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (IPQ) da Faculdade de Medicina (FM) da USP organiza na próxima quarta-feira, dia 23, em parceria com a Unesp e a Unicamp, o Dia de Alerta sobre o Uso Indevido do Álcool.

Nas três universidades estão previstas uma série de atividades para o dia, como a distribuição de cartazes, brindes e a realização de seminários e mesas-redondas debatendo o tema. Os eventos programados para a USP focarão temas diversos, como a relação entre álcool e mídia e o alcoolismo em funcionários da universidade.

A principal motivação para a organização deste dia é a aparente falta de consciência que se tem a respeito dos efeitos do consumo do álcool. Enquanto as drogas ilícitas e o tabaco são alvos constantes de campanhas enfatizando a problemática de seu consumo, o álcool não é abordado da mesma maneira e ainda tem sua imagem vinculada pela publicidade à festas e alegria. ‘Ás vezes, se esquece que o álcool é uma droga’, aponta o diretor do Hospital Universitário (HU) da USP, Valdir Zamboni, que participará do fórum Problemas relacionados ao uso indevido de álcool no atendimento hospitalar.

Para o médico, a realização do dia pode colaborar com ‘a criação da consciência do alcance da problemática do álcool’. ‘Ele pode ser prejudicial à saúde de duas maneiras: como causador direto de males, como cirrose e desnutrição; além disso, é coadjuvante em problemas como o trauma, que pode ser gerado por um acidente de carro, por exemplo’, cita Zamboni.

A atuação em várias unidades, durante todo o dia e com diferentes abordagens, é um dos destaques do Dia de Alerta. Serão realizados eventos no campus em locais como o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Escola de Comunicações e Artes (ECA) e até mesmo na Reitoria da Universidade.

Para Valdir Zamboni, esta ‘distribuição’ de temas em diversas áreas é fundamental pelo fato do alcoolismo ser um problema ‘que exige atuação multidisciplinar’. ‘Não é apenas o médico que pode ajudar na cura do alcoolismo. Precisa-se também da atuação de outros profissionais, como psicólogos e até mesmo nutricionistas’, destaca o médico.

A participação nos eventos é gratuita, mas há a necessidade de inscrição prévia. Mais informações no site do Grea (www.usp.br/fm/grea).