Saúde: Governo realiza seminário estadual de saúde indígena

Evento da Secretaria, nesta quarta-feira, será voltado aos gestores municipais

ter, 05/07/2005 - 14h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta quarta-feira, 6 de julho, das 8h30 às 17h, o 1º Seminário Estadual de Saúde Indígena. O objetivo é conscientizar os gestores municipais de saúde sobre a importância de assistências aos índios.

O evento faz parte de uma série de políticas públicas adotadas pelo governo do Estado para melhorar a atenção à saúde das comunidades indígenas. O Estado de São Paulo tem cerca de 15 aldeias guaranis onde vivem cerca de 2.000 pessoas. Durante todo o dia, serão discutidos temas como a atenção básica em saúde, cura e saúde na visão dos povos indígenas e legislação de saúde ao povo indígena.
Preocupada em proporcionar um atendimento médico eficaz sem desrespeitar as tradições indígenas, a Secretaria de Estado da Saúde permitiu em 2004 que seis hospitais estaduais sejam hoje referência para parto tradicional de índias guaranis. Os hospitais passaram a respeitar a dieta das índias, retirando dos pratos, até 40 dias após o parto, carne bovina e suína, feijão, peixe, ovo, leite, sal, açúcar e frutas. No lugar destas opções precisam entrar frango novo, arroz, mingau e milho.

As unidades de saúde foram escolhidas de acordo com a localização, próximas a tribos guaranis. Outra atitude aplicada nos hospitais foi a entrega da placenta, devidamente acondicionada em saco branco leitoso, à parturiente, respeitando tradição das tribos.
A Secretaria também está atualizando o calendário de vacinação das crianças que vivem em tribos indígenas. Equipes estão percorrendo todas as aldeias do Estado.

O 1º Seminário Estadual acontecerá, em parceria com Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e prefeitura de Ubatuba, no Hospital Geral de Pedreira, na rua João Francisco de Moura, 251 – Interlagos – São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no início do evento.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa