Saúde: Governo inaugura laboratórios para estudo de doenças raras

Unidades dos institutos Pasteur e Adolfo Lutz têm Nível de Biossegurança 3

ter, 29/06/2004 - 14h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta terça-feira, dia 29 de junho, dois laboratórios de última geração especializados em estudos de doenças raras, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), e riscos de contaminação. As unidades têm Nível de Biossegurança 3 (NB3).

Os locais escolhidos para abrigar os dois laboratórios foram os institutos Adolfo Lutz e Pasteur, na capital. Cada laboratório tem entre 130 m² e 200 m² de área física, sistema de tratamento e condicionamento de ar independente, cabines de segurança biológica, geradores de energia, esterilizadores e caldeiras. O investimento foi de R$ 5 milhões.

Na prática, os laboratórios de biossegurança fortalecerão a vigilância epidemiológica em todo o Estado. Profissionais poderão trabalhar com mais segurança e o resultado de diagnósticos poderá ser concluído com mais eficiência.

Doenças de transmissão respiratória e outras provocadas por vírus, bactérias e fungos pertencentes à classe de risco 3, altamente prejudiciais à saúde da população, serão analisadas com o que há de mais moderno em tecnologia e estrutura física.

‘Trata-se de um avanço importante para a saúde pública de São Paulo, que se torna referência para toda a América Latina’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Cerca de 20 profissionais, entre pesquisadores científicos e engenheiros, foram treinados para atuar nos novos laboratórios. Todos terão equipamentos de proteção individual, como macacões, máscaras, respiradores e luvas, dentre outros, para o manejo de agentes infecciosos.

Os novos laboratórios são resultado de parceria entre a Secretaria, o Ministério da Saúde e o Banco Mundial.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)