Saúde: Governo do Estado renova contrato de Organizações Sociais de Saúde

A cerimônia ocorreu no Hospital Geral de Pedreira, capital

ter, 06/01/2004 - 14h42 | Do Portal do Governo

Foi renovado, no último dia 29 de dezembro, os contratos de gestão das Organizações Sociais de Saúde (OSS). A cerimônia ocorreu no Hospital Geral de Pedreira, capital. As OSS são hospitais estaduais baseados no conceito administrativo de parceria entre as iniciativas pública e privada e foram criadas em 1998.

Entidades civis e associações sem fins lucrativos recebem suporte do governo estadual e ficam responsáveis pela administração dessas casas de saúde. Nos últimos cinco anos, 15 OSS foram inauguradas no Estado: 13 na grande São Paulo e duas no interior. Agora, no início de 2004, mais um estabelecimento de saúde gerenciado dessa forma será entregue à população, em Francisco Morato, na região metropolitana da capital.

A parceria vem rendendo bons resultados. Pesquisas de avaliação, realizadas em cada organização entre janeiro e setembro do ano passado, indicaram índice de 95% de aprovação dos hospitais. Durante o período, foram entrevistados cerca de 8 mil pacientes e acompanhantes. Desses, aproximadamente 7,6 mil consideraram bons e excelentes os serviços oferecidos.

No evento, cinco OSS tiveram contratos renovados por seis meses. As outras dez terão mais um período de 12 meses de acordo. Em 2003, quatro hospitais estaduais receberam certificado de “acreditação” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Todos são OSS.

Mais atendimento com menor custo

No ano passado, a Secretaria da Saúde repassou R$ 522,8 milhões para as 15 entidades de OSS no Estado. Em 2004, os repasses previstos serão maiores, cerca de R$ 650 milhões, já que o atendimento à população será ampliado.

Os custos de internações nesses estabelecimentos são de 10% a 15% mais baratos do que nos hospitais de administração direta. E as OSS atenderam 16% mais pacientes em seus leitos, em 2003. O Hospital Geral de Pedreira fica na Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde – Da Agência Imprensa Oficial