Saúde: Governo amplia fiscalização de farmácias de manipulação no Estado

Técnicos de direções regionais de saúde e de grandes municípios do interior paulista serão capacitados

qui, 20/10/2005 - 10h53 | Do Portal do Governo

Técnicos de direções regionais de saúde e de grandes municípios do interior paulista serão capacitados

Até esta sexta-feira, dia 21, técnicos de direções regionais de saúde e de grandes municípios do Estado serão treinados para ampliar a fiscalização em farmácias de manipulação paulistas. A partir do dia 22, esses profissionais fazem duas inspeções como treinamento e podem começar a trabalhar. Iniciativa faz parte de Programa de Monitoramento de Farmácias de Manipulação, o qual será lançado pela Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária Estadual. Cerca de cem técnicos confirmaram capacitação. Outras turmas serão formadas até o fim do ano. Nas cidades com Gestão Plena de Saúde, as maiores do Estado, a responsabilidade pela fiscalização é das prefeituras. Nos municípios sem Gestão Plena, os menores, a verificação cabe ao Estado.

O objetivo do programa é qualificar os inspetores para o correto procedimento quanto às normas de manipulação de produtos sólidos, semi-sólidos e líquidos (pomadas, comprimidos, cápsulas e xaropes), medicamentos que contêm substâncias de baixo índice terapêutico (aqueles em que a dose tóxica é bem próxima da terapêutica), hormônios, antibióticos, entre outros, que exigem condições especiais de manipulação. No início do ano, o Centro de Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com a Anvisa, elaborou projeto-piloto para analisar o cumprimento destes quesitos em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.

De 63 farmácias observadas, 67% foram autuadas por irregularidades. Em 41%, os processos de manipulação foram suspensos. Em 33%, houve interdição de substâncias. ‘É grande a quantidade de queixas e de problemas relacionados à manipulação: produtos sem eficácia, com dosagem diferente da prescrita e manipulação inadequada’, informa Iara Alves de Camargo, diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual.

Secretaria de Estado da Saúde