Saúde: Governador inaugura nova unidade do Programa Farmácia Dose Certa

As 11 farmácias já em funcionamento repassaram mais de 25 milhões de medicamentos

qui, 03/11/2005 - 12h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participa nesta quinta-feira, dia 3, da inauguração da 12ª unidade do programa Farmácia Dose Certa, no Terminal São Mateus da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. O programa tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos medicamentos do Dose Certa – Programa Estadual de Assistência Farmacêutica Básica.

A unidade inaugurada tem 40 m² de área, foi cedida pela EMTU. O local escolhido na estação permite atender simultâneamente, tanto o público interno – que já pagou bilhete – como o público externo. Pelo terminal São Mateus circulam cerca de 60 mil passageiros por dia. Das 20 unidades previstas no programa, 10 já foram instaladas em estações do metrô e uma no ambulatório da Santa Casa, no centro da Capital. Outras oito unidades serão implantadas até o final de 2005 e localizam-se em quatro estações da CPTM: Santo Amaro, Guaianases, Perus e Piqueri, e nos hospitais Santa Marcelina, de Sapopemba, de Pedreira e do Mandaqui.

A Secretaria da Saúde está investindo R$ 840 mil na montagem e em equipamentos das 11 farmácias em funcionamento. Desde sua implantação, em setembro do ano passado, elas repassaram mais de 25 milhões de unidades farmacêuticas.

O Programa Dose Certa, criado em 1995, consiste no fornecimento gratuito de 41 tipos de medicamentos básicos fabricados pela Furp – Fundação Para o Remédio Popular.

Takao Miyagui