Saúde: Geriatria ganha mais dez leitos para atendimento no HSPE

Número de atendimentos e internações em faixas etárias mais altas tem aumentado progressivamente

qua, 12/11/2003 - 17h06 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual, que possuía 33 leitos na Enfermaria da Geriatria, passou a contar, desde o dia 28 de outubro, com mais dez leitos na enfermaria para melhor atender os usuários do Serviço. Essa foi mais uma medida adotada em conjunto entre a Administração e Gerência da Gestão de Pacientes do HSPE, após constatarem que o número de atendimentos e internações em faixas etárias mais altas tem aumentado progressivamente.

De acordo com informações fornecidas pela Gerente da Gestão de Pacientes, Dra. Maria Beatriz Viana Perez, hoje a taxa de ocupação média da Geriatria é superior a 92%. “Essa situação resultou no fato do Hospital ter que alojar o paciente fora de Clínica”, ressaltou ela. “As principais características desse usuário são: apresentação de múltiplas patologias, doenças crônicas e grau de dependência física freqüente”, complementou. “A taxa ideal de ocupação num hospital varia entre 75 e 80% em cada área”, concluiu a Gerente.

Atualmente, o Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital do Servidor atende pessoas acima de 65 anos. A média de internações é de 61 pacientes por mês, com permanência de 13,62 dias no Hospital. A Superintendência do Iamspe está, junto à Diretoria do HSPE, estudando meios para se adequar ao novo Estatuto do Idoso, aprovado pelo Governo Federal no dia 1º de outubro de 2003. Segundo o Estatuto, a partir dos 60 anos, todo indivíduo é considerado idoso. Portanto, tem o direito de receber atendimento médico compatível com a sua idade.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE