Saúde: Geriatria do HSPE forma profissionais para atuarem no Centro de Referência do Idoso

Profissionais atuarão na prevenção de doenças e promoção, tratamento e reabilitação da saúde do idoso

sex, 19/03/2004 - 12h37 | Do Portal do Governo

Teve início este mês, com término em fevereiro de 2005, o Curso de Capacitação para Profissionais de Saúde na área de Gerontologia e Geriatria, dirigido aos aprimorandos do HSPE e funcionários do Centro de Referência do Idoso (CRI), em São Miguel Paulista, zona leste da Capital.

A idéia proposta pelo superintendente do Iamspe, Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager – durante encontro ocorrido no dia 12 de fevereiro desse ano, com a diretora do Centro, à médica sanitarista Rosa Maria Barros dos Santos – foi a de firmar um convênio e passar a oferecer aos pacientes do Iamspe órteses e próteses dentárias confeccionadas pelo Centro, que realiza um excelente trabalho nesta área. Em contrapartida, o Instituto capacitaria os profissionais que compõem o grupo multiprofissional do CRI na área de Odontologia, Gerontologia e Geriatria.

Isso já foi colocado em prática e os funcionários do CRI estão tendo aula toda quinta-feira, das 10 às 12 horas, nas salas de aula do Instituto, nas áreas médica, de enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e farmácia. As duas últimas aulas do mês são dedicadas à parte prática em cada disciplina. A carga horária prevista para o curso é de 70 horas teóricas, 40 horas práticas e 10 horas de pesquisa e orientação metodológica.

O objetivo do curso é a formação de profissionais capacitados para atuar como agentes na prevenção de doenças e promoção, tratamento e reabilitação da saúde, compondo equipes de serviços voltados às necessidades das pessoas idosas e de seus cuidadores, uma vez que é comprovado e notório o aumento da população nessa faixa etária.

Durante o encontro em fevereiro foi ainda ventilada a hipótese de descentralizar os serviços do Iamspe com uma parceria entre as duas entidades, porque o CRI possui consultórios e equipamentos médicos disponíveis em certos períodos do dia, enquanto o Instituto poderia colocar médicos atuando nesses horários. Assim, a proposta evoluiu para um projeto-piloto que prevê, além das especialidades de odontologia, gerontologia e geriatria, também as áreas de ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia para atendimento dos servidores públicos estaduais acima de 60 anos, que residam na região de São Miguel Paulista, Hermelino Matarazzo, Vila Curuçá e Itaim Paulista.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

(LRK)