Saúde: Geriatria do HC realiza pesquisa em idosos

Pesquisa é patrocinada pela ONU através da agência Internacional de Energia Atômica

seg, 09/05/2005 - 17h43 | Do Portal do Governo

A Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do HCFMRP-USP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo) realiza neste sábado, dia 7, das 7h às 13h30, no Ambulatório Multiprofissional do HC- Campus, uma avaliação em 20 idosos, na faixa etária de 60 a 70 anos, que foram previamente selecionados.

Eles estarão fazendo parte de uma pesquisa chamada ‘Composição Corporal, Gasto Energético e Atividade Física de Idosos Independentes Vivendo em uma Área Urbana do Brasil’, que está sendo patrocinada pela ONU através da agência Internacional de Energia Atômica que pretende estudar a dieta e composição corporal de idosos em nove países.

No Brasil, somente a Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do HCFMRP-USP foi selecionada para participar do estudo.

O objetivo deste trabalho é conhecer como estas pessoas se alimentam e como gastam a sua energia nas atividades do dia-a-dia, como é o seu estilo de vida, que atividade física praticam e como estão distribuídos no corpo a gordura, a água e os músculos.

No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto a pesquisa envolve 100 participantes (divididos em grupos de 20 pessoas) previamente selecionados entre os moradores das áreas onde atuam os Núcleos de Saúde da Família.

Durante cinco sábados, os idosos participarão de testes de força, medidas do corpo, medida das quantidades de água e gordura, entrevistas, com coletas de exames de sangue e de urina, além de exames rápidos de tomografia, densitrometria e ultrassom.

O resultado do estudo será enviado para a ONU que posteriormente servirá de apoio para a formulação de políticas voltadas para a saúde do idoso nos países em desenvolvimento.

A pesquisa está coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Ferriolli, da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do HCFMRP-USP.