Saúde: Fundação Pró-Sangue precisa de doadores

Número de doadores que abastecem bancos de sangue caiu 40%

ter, 09/09/2003 - 13h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é o maior hemocentro da América Latina, responsável pelo suprimento de 300 hospitais da região metropolitana de São Paulo. Consequência do período de inverno, o número de doadores que abastecem os seus bancos de sangue caiu 40%. Os mais afetados são os do tipo O positivo e O negativo.

Segundo a hemoterapeuta Luciana Ribeiro Sampaio, há uma necessidade maior do sangue ‘O negativo’, mais conhecido como doador universal. “O concentrado de hemáceas de O negativo pode ser utilizado para pacientes de todos os tipos sangüíneos, principalmente em situações de urgência”.

A provisão ideal do sangue tipo O negativo é de cem bolsas. Atualmente, a Pró-sangue tem apenas 35. Para repor seus estoques, a instituição conta com a solidariedade das pessoas, que devem ter idade entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar boas condições de saúde.

Doação com hora marcada

O doador pode utilizar-se do serviço com hora marcada. O agendamento deverá ser feito com duas horas de antecedência pelo telefone 0800-55-0300horário de funcionamento do Posto Clínicas é das 7 às 19 horas (dias úteis) e das 8 às 18 horas (sábados, domingos e feriados). Nos demais postos, não há agendamento aos sábados.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)