Saúde: Fundação Pró-Sangue necessita de doadores O negativo e O positivo

Estoque para abastecer os hospitais da Grande São Paulo está abaixo do normal

qua, 11/05/2005 - 10h21 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, responsável por 53% do sangue utilizado por hospitais da Grande São Paulo, necessita de doadores dos tipos O negativo e O positivo. A situação ainda é preocupante. A fundação não está mais em estado de emergência – com estoque para apenas um dia -, mas se encontra em estado de alerta, com estoque para dois dias. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, a garantia de um abastecimento seguro requer sangue suficiente para quatro dias.

Nas últimas semanas, houve queda acentuada nos estoques. Os feriados, a queda na temperatura e as chuvas podem ter contribuído para a diminuição do número de doações.

O tipo O negativo, encontrado em apenas 5% da população brasileira e mais utilizado em emergências, e o O Positivo, mais comum na população, são os mais solicitados.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade, estar alimentado e em boas condições de saúde. Quem tomou a vacina contra a gripe deverá esperar 30 dias para fazer a doação.

A Fundação Pró-Sangue possui cinco postos de coleta. O Posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros do Metrô Clínicas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo da Estapar – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para informações sobre como doar e endereços dos postos, Disque Pró-Sangue, 0800-55-0300, ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br. A doação de sangue também pode ser agendada pela internet ou por telefone.

Também é possível obter informações pelo e-mail imprensa@prosangue.sp.gov.br.

(LRK)