Saúde: Fundação Pró-Sangue inova e fornece resultados via internet

Intenção é reduzir o tempo de espera para apenas 15 dias

qui, 19/02/2004 - 9h51 | Do Portal do Governo

Desde segunda-feira, dia 15, a Fundação Pró-Sangue oferece aos doadores a possibilidade de consultar os resultados de seus exames no site da entidade, por meio de uma senha, enviada por e-mail. A intenção é reduzir o tempo de espera para apenas 15 dias. “Com o sistema atual, feito por carta, o resultado não sai em menos de 30 dias, por isso é um importante benefício aos doadores’, informa Leila Dias, diretora de administração e de relações externas da instituição.

O envio por e-mail não descarta o recebimento de resultados pelo correio. ‘Ele continuará para todos os doadores’, assegura. A consulta dos resultados pela internet é comum em alguns hospitais e laboratórios, porém a Pró-Sangue destaca-se como primeiro hemocentro público a oferecer esse serviço à população. ‘Nossa preocupação é melhorar os trabalhos sempre que possível. É a forma que encontramos de dizer o quanto valorizamos as pessoas que praticam esse gesto de solidariedade.’ justifica Dias.

Além de ser uma novidade, o novo sistema é absolutamente seguro. O doador recebe a senha e, ao acessar o site, algumas informações de seu cadastro são solicitadas, o que aumenta a confiabilidade da operação. Embora possa representar importante estímulo para o aumento das doações, ninguém deve doar sangue para saber se tem alguma doença, ressalta a diretora. ‘A doação deve ser vista como um gesto de solidariedade que, efetivamente, salva vidas e é importante que as pessoas cultivem esse hábito’, finaliza Leila Dias.

A Fundação Pró-Sangue, maior hemocentro da América Latina, responde pelo fornecimento de sangue e hemocomponentes a aproximadamente 300 hospitais da região metropolitana de São Paulo, atendendo prioritariamente a rede pública.

SERVIÇO
Mais informações sobre como doar sangue, endereços de postos de coleta, horário de atendimento e agendamento para doação pelo telefone 0800-55-0300, ou no site www.prosangue.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Fundação Pró-Sangue
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)