Saúde: Fundação Pró-Sangue comemora Dia Nacional do Doador Voluntário

Entrega de lanche especial e brindes vai até o próximo dia 29

seg, 25/11/2002 - 14h20 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue comemora nesta segunda-feira, dia 25, o Dia Nacional do Doador Voluntário, homenageando as pessoas que, solidariamente, praticam este gesto para salvar vidas.

Quem doar sangue até sexta-feira, dia 29, receberá lanche especial com bolo, brindes, flores e adesivos. O lanche é uma doação do Grupo RA; as flores, da Veilling Holambra; os adesivos ‘Abrace-me’, com o site da Fundação e o disque Pró-Sangue, da MackColor; a Telesp Celular ofereceu corações de borracha ‘anti-stress’ e a Gelakent, ‘bag gel’. Também é esperada a visita de artistas no Posto Clínicas.

O Clube Irmãos de Sangue, criado em 1998 para homenagear os doadores com mais de dez doações voluntárias e atualmente com 1.300 participantes, também está comemorando. Durante a semana, haverá exposição de projetos dos alunos da Escola de Comunicação e Arte (ECA)/USP, no Posto Clínicas, sobre a nova campanha de doação de sangue para 2003 da Pró-Sangue.

A Fundação Pró-Sangue, maior hemocentro da América Latina e responsável pelo abastecimento de 300 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, está necessitando de doadores do tipo O Positivo e, principalmente, O Negativo.

O ‘O’ Positivo, o sangue mais utilizado no Brasil, juntamente com o tipo ‘A’ Positivo somam 87% de nossa população. Os Rh negativos representam apenas 9%. Já a transfusão do tipo ‘O’ Negativo, conhecido como universal, pode ser feita em qualquer pessoa e é muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que salva em situações de emergência.

Postos de coleta

  • Hospital das Clínicas
    Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar
    De segunda a sexta das 7h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. O estacionamento, gratuito, fica na R. Dr. Mello Alves, 55, Maxi Park, sob o flat Garden Special Residence.

  • Hospital Cachoeirinha
    Av. Deputado Emílio Carlos, 3000, V. Nova Cachoeirinha, Zona Norte.
    Sexta-feira das 8 às 12 horas.

  • Hospital Castelo Branco
    R. Ari Barroso, 355 – Osasco
    De segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 16h.

  • Hospital Dante Pazzaneze
    Av. Dante Pazzanese, 500
    De segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 16h.

  • Hospital do Mandaqui
    R. Voluntários da Pátria, 4227
    De segunda a sexta das 8h às 17 h e sábado das 8h às 16h.

  • Hospital Universitário (USP)
    Av. Prof. Lineu Prestes, 2565
    De segunda a sexta das 8h às 17 h.

    Da Assessoria de Imprensa da Fundação Pró-Sangue

    C.C. / R.K.


    Leia também:

  • Saiba se você pode ser um doador de sangue
  • Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado em 25 de novembro