Saúde: Fundação Pró-Sangue comemora com festa o Dia Nacional do Doador Voluntário

Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 15 mil bolsas de sangue e abastece 300 hospitais

ter, 25/11/2003 - 7h13 | Do Portal do Governo

Instituído em 1964, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, vai merecer festa na Fundação Pró-Sangue. As salas estarão decoradas com flores, haverá shows, sorteio de ingressos para o Playcenter e distribuição de revistas. Além disso, os doadores receberão lanche reforçado com torradas, patês e geléias. A festa busca incentivar novas adesões e despertar o interesse da população para o ato de cidadania e solidariedade de doar sangue.

Está prevista a apresentação, na sala de coleta, do grupo Cine Show interpretando canções de temas de filmes. Outra iniciativa é a divulgação de mensagem alusiva à data no dirigível da Goodyear e em todos os painéis eletrônicos da Eletromídia espalhados pela cidade. Todas as atividades programadas contam, integralmente, com doações de empresas colaboradoras.

Na sua luta para criar cultura de doação voluntária de sangue, a Fundação celebra uma conquista: 70% de suas doações são de voluntários. O índice é inédito no País e aponta para uma mudança de comportamento do paulistano. Nos países desenvolvidos, 8% da população doa de forma voluntária e habitual. No Brasil, o índice não chega a 2%.

‘Há 10 anos, quase 90% das doações de sangue eram para repor o sangue utilizado por amigo ou parente. Uma situação incômoda para quem tinha algum parentesco com o paciente, mas necessária para a manutenção dos estoques. Hoje, a situação mudou’, comemora o chefe da Divisão de Medicina Transfusional da Fundação Pró-Sangue, Alfredo Mendroni Jr.

15 mil bolsas e 300 hospitais

Maior hemocentro da América Latina, o Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 15 mil bolsas de sangue e abastece 300 hospitais da região metropolitana de São Paulo. Esse volume equivale a 53 % do sangue consumido na Grande São Paulo, 24% do Estado e 14% do Brasil. Atende por dia entre 600 e mil doadores nos cinco postos de coleta.

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Hoje é um dos três hemocentros do mundo em capacitação técnica e em quantidade de sangue coletado.

Quem pode doar sangue
– Pessoas saudáveis acima de 18 anos
– Homens acima de 50 kg
– Mulheres acima de 55 kg
– Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior
– Não ingerir alimentos gordurosos, leite e derivados
– Não precisa doar em jejum

SERVIÇO

Um dos postos de coleta da Fundação Pró-Sangue fica no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, Cerqueira César – Capital.
Para informações sobre endereços de postos de coleta, disque Pró-Sangue 0800-550300, ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br.

De Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial

C.C.