Saúde: Fundação Oncocentro de São Paulo comemora 30 anos

A fundação é vinculada à Universidade de São Paulo

sáb, 24/04/2004 - 14h07 | Do Portal do Governo

A Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) comemorou 30 anos nesta sexta-feira (23), com a inauguração da Sala Jesus Carlos Machado destinada ao treinamento de citotécnicos (especialistas na análise de células). O novo ambiente terá a estrutura necessária para treinamento de pessoal, com disponibilidade de 15 microscópios.

A Fosp nasceu como um órgão vinculado à Universidade de São Paulo (USP), e seu objetivo era realizar pesquisas sobre câncer e promover a formação de profissionais de saúde ligados à área. A partir de 1976, com a assinatura de convênio com a Faculdade de Odontologia da USP, passou a desenvolver próteses para pacientes oncológicos. Foi o início da Divisão de Reabilitação Bucomaxilofacial da fundação, em funcionamento até hoje.

Com 133 funcionários, entre eles 37 citotécnicos e 45 estudantes que participam de programas de estágio, a Fosp reorganiza a rede de atendimento oncológico em todo o Estado, proporcionando aos pacientes o diagnóstico e o tratamento da doença cada vez mais próximos de suas residências.

Da Agência Imprensa Oficial
C.A.