Saúde: Fundação Oncocentro comemora 30 anos

Instituição é responsável por pesquisas de aprimoramento do tratamento e detecção precoce do câncer

qui, 22/04/2004 - 15h35 | Do Portal do Governo

A Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, comemora 30 anos de existência nesta sexta-feira, dia 23, às 10 horas, com a inauguração da Sala “Jesus Carlos Machado”, destinada ao treinamento de citotécnicos (especialistas na análise de células). A nova sala contará com toda a estrutura necessária para treinamento de pessoal, inclusive a disponibilidade de 15 microscópios.

A Fosp nasceu como um órgão vinculado à Universidade de São Paulo. Seu objetivo era realizar pesquisas sobre câncer e promover a formação de profissionais de saúde ligados à área. A partir de 1976, com a assinatura de convênio com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, passou a desenvolver próteses para pacientes oncológicos. Foi o início da Divisão de Reabilitação Buco Maxilo Facial da fundação, em funcionamento até hoje.

Com 133 funcionários, entre eles 37 citotécnicos e 45 estudantes que participam de programas de estágio, a Fosp atualmente reorganiza a rede de atendimento oncológico em todo o Estado, proporcionando ao paciente o diagnóstico e tratamento da doença cada vez mais próximo a sua residência.