Saúde: Fundação da USP presta serviço odontológico à população carente

Entidade ocupa um espaço de 2,2 mil metros quadrados na Cidade Universitária e realiza 2 mil consultas por mês

qua, 17/09/2003 - 11h11 | Do Portal do Governo

Criada em 1983, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto), da USP, é uma entidade que presta serviços odontológicos à comunidade de baixa renda. Ocupa um espaço de 2,2 mil metros quadrados na Cidade Universitária, zona oeste da Capital, ao lado da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp), na Avenida Lineu Prestes, 2.227.

Tem quatro clínicas modulares com 54 equipos (conjunto de cadeira e acessórios de dentistas) e laboratório para formação de técnicos em prótese e serviço radiológico.

“Nas clínicas da Fundecto são efetuadas, em média, 2 mil consultas por mês, atendendo a pacientes carentes de várias idades” diz o dentista Dr. Carlos de Paula Eduardo, diretor-presidente da entidade. Segundo ele, os usuários recebem todo tipo de atendimento odontológico, desde orientação quanto à higienização bucal, procedimentos de prevenção, restauração de tecidos cariados, confecção de próteses e intervenções cirúrgicas.

A instituição realiza cursos, simpósios, estudos, congressos, seminários, workshops e conferências, de cunho teórico e/ou prático, ministrados por professores ligados à Fousp. Os alunos que freqüentam os cursos e executam atendimentos clínicos são profissionais orientados e supervisionados por equipes de especialistas da faculdade.

Além desses serviços, a Fundecto oferece auxílio financeiro para a Fousp e suas entidades como o Centro Acadêmico, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)