Saúde: Funcionários do Servidor Público terão terapia para diminuir o estresse

Objetivo é garantir melhor atendimento ao público

seg, 26/01/2004 - 11h17 | Do Portal do Governo

Graças a uma parceria entre o Seesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e a área de Desenvolvimento Institucional da Superintendência, os funcionários novos e antigos do Iamspe – e que tratam diretamente com o público – receberão, a partir de fevereiro, atenção e acompanhamento especiais.

Eles vão participar do projeto-piloto do Programa de Revitalização do Atendimento, que terá como objetivo a redução dos efeitos que elevam o estresse e a ansiedade destes profissionais, dificultando seu relacionamento diário com os inúmeros usuários que atendem, e até com amigos e familiares em outros ambientes que freqüentam. O objetivo final e melhorar o atendimento prestado aos usuários do hospital.

A proposta original foi encaminhada ao HSPE e ao DA, para que os diretores daqueles órgãos e suas equipes opinem e participem da implantação do projeto, colaborando também na sua avaliação, que será trimestral.

A partir de 5 de fevereiro, data agendada pela Dra. Macileia Rocha Santos Chaves, Diretora do Seesmt, para a realização da primeira etapa do projeto, serão atendidos grupos de funcionários, que discutiram temas como a auto-estima, dificuldades na relação com os clientes – principais fatores de estresse no trabalham que realizam. Os funcionários poderão sugerir temas a serem trabalhados nas reuniões.

Após este primeiro contato, os servidores serão orientados a participarem dos grupos já existentes no Seesmt, que são acupuntura, massagem relaxante (todas as terças-feiras para os funcionários do Agendamento, no período da manha e da tarde), Grupo de Auto-Ajuda, de Artes, Hipertensão, Coluna, Tai-Chi-Chuan e Práticas Corporais (todas as sextas-feiras, no período da tarde). Quando se fizer necessário, o funcionário terá atendimento individual na equipe com encaminho para as diversas especialidades médicas.

Os setores a serem atendidos são: Agendamento, Registro e Internação, Registro do Pronto-Socorro, Raio-X, Telefonia, Zeladoria (vigia e auxiliares de serviços), Centro de Convivência Infantil (CCI) e Núcleo de Atenção ao Cliente – NAC. Integram a equipe responsável pelo projeto, as assistentes sociais Rosangela Donizette de Paula e Marisa Mota (Seesmt) e Ana Deolinda, pelo DI. O Grupo de Humanização também participará do projeto, integrando desse modo sua atuação de caráter multiprofissional.

Da Assessoria de Imprensa Iamspe/HSPE

C.C.