Saúde: Fórum Estadual de Tuberculose premia municípios com maiores taxas de cura

nd

qui, 05/09/2002 - 16h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde premiou, nesta quarta-feira, dia 4, os municípios que trataram mais de 20 casos de tuberculose no ano de 2001 e atingiram a meta de 85% de cura. Os municípios que curaram mais de 85% dos doentes receberam troféus e os que alcançaram entre 80% e 85% de sucesso nos tratamentos e os serviços de saúde da Capital com maiores taxas de cura receberam menção honrosa.

A tuberculose necessita de tratamento prolongado para a cura completa. Embora o paciente apresente melhora em pouco tempo, os medicamentos devem ser tomados durante seis meses para que a doença seja controlada. Percebendo a melhora, normalmente o doente abandona o tratamento possibilitando o retorno dos sintomas e a resistência aos medicamentos. Além disso, a pessoa continua transmitindo a doença.

Para o controle da tuberculose, é preciso atingir altas taxas de cura. A meta estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 85%. A premiação aos municípios é um reconhecimento ao empenho dos secretários municipais e equipes de funcionários envolvidas no tratamento da tuberculose para alcançar estes índices.

O grande número de casos e óbitos por tuberculose e a resistência medicamentosa são motivos de preocupação em todo o mundo. O Brasil está entre os 22 países com maior número de casos de tuberculose.