Saúde: Feira da Saúde do Hospital Estadual Bauru supera expectativas

Número de atendimentos praticamente dobrou em relação à edição do ano passado

qua, 24/11/2004 - 11h26 | Do Portal do Governo

Cerca de 1.800 pessoas passaram pela 2ª Feira da Saúde do Hospital Estadual Bauru, realizada no último domingo, dia 21. O número de atendimentos praticamente dobrou em relação à edição do ano passado. Foram aproximadamente 3.800 procedimentos entre exames (pressão arterial e glicemia) e consultas (urologia, cardiologia, nutrição e oftalmologia) além dos demais serviços oferecidos durante a feira. O resultado ficou bem acima da expectativa dos organizadores do evento, uma vez que no ano passado foram realizados perto de 2 mil atendimentos.

Os serviços mais procurados foram, como na primeira edição da feira, os exames para medir a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue (glicemia). Junto com as consultas realizadas pelos cardiologistas perfazem a metade dos atendimentos realizados.

Casos em que registraram-se alterações importantes desses indicadores os visitantes foram atendidos imediatamente no Hospital. Nas alterações consideradas leves, os visitantes foram orientados a procurar o serviço da rede básica de saúde para acompanhamento de hipertensão e diabetes.

A avaliação de risco cardíaco foi novidade este ano. Oito médicos aplicaram um questionário e orientaram mais de 650 pessoas. Foi constatada a necessidade de uma avaliação mais minuciosa com realização de exames em 37 casos e dois estão sendo agendados para passar por cateterismo.

Outra novidade da feira, consultas com urologistas para prevenção de câncer da próstata e doenças relacionadas ao aparelho urinário masculino, também teve números expressivos. Mais de 130 homens, com idade acima de 40 anos procuraram orientações. Muitos não puderam ser atendidos diante do grande
volume de pessoas. Eles preencheram uma ficha e serão chamados para as consultas em data a ser definida na próxima semana.

Todos esses homens receberão o acompanhamento e tratamento prescrito pelos urologistas do HEB, inclusive com realização de cirurgias, sem precisarem do encaminhamento das unidades básicas de saúde. O mesmo acontece com os pacientes que apresentaram problemas cardíacos e com os que passaram pela oftalmologia, outra especialidade que teve grande procura, com cerca de 450 atendimentos e aplicação de vários exames, gerando um número significativo de procedimentos.

Mais de 200 visitantes, entre jovens, adultos e crianças, buscaram orientação nutricional e receberam orientações para uma alimentação mais adequada. Muita gente acabou enfrentando a agulha e fez a atualização de vacinas em atraso. A procura também surpreendeu com mais de 100 pessoas recebendo doses de tríplice viral e outras.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bauru, conseguiu dar orientação jurídica a 255 pessoas. O coordenador desse trabalho voluntário, Jucelino Leite, manifestou grande satisfação pelo resultado obtido. Mesmo acostumado a participar de eventos do tipo afirmou ter sido uma procura inédita a deste domingo. A idéia da OAB agora é estabelecer uma parceria com o Hospital Estadual, administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp, para implantação de um posto fixo de atendimento jurídico gratuito à comunidade, pelo menos uma vez por semana no HEB.

O INSS também presente com um balcão na feira, fez perto de 100 atendimentos na área de previdência social.

Somando-se o trabalho desenvolvido pela Faculdade de Odontologia da USP/Bauru, Hemonúcleo, OPO – Organização de Procura de Órgãos e SORRI , e instituições como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais parceiros, o Hospital Estadual acredita ter contribuído com uma ação positiva no sentido de promover a prevenção e a educação para a saúde, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

O aumento da procura demonstra a importância e a necessidade da repetição dessas ações. Foram várias as manifestações de populares agradecendo a oportunidade de receberem esse tipo de atenção e solicitando a realização de mais atividades nas próximas edições da Feira da Saúde.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Hospital Estadual Bauru (HEB)
Por Eleide Bérgamo

(LRK)