Saúde: Farmácia do HC lança guia para fornecedores de medicamentos

Objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento

qui, 13/10/2005 - 11h43 | Do Portal do Governo

Para orientar fornecedores, distribuidores e fabricantes de produtos farmacêuticos sobre processos de gestão, a Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC lançou o Guia de Boas Práticas de Fornecedores de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos. O objetivo do manual é contribuir com a busca contínua do aprimoramento da qualidade de atendimento e promover interação entre as partes interessadas no processo. Em 19 páginas, a publicação trata de processo licitatório, cadastro de materiais, processos de transporte, entrega de produtos, aspectos administrativos, indicadores e resultados de avaliação, entre outros.

Para o chefe de gabinete do complexo HC, Haino Burmester, a melhoria na qualidade do atendimento médico-hospitalar passa por relações com fornecedores. Para o diretor-executivo do Instituto Central, Waldemir Rezende, a padronização dos processos é essencial, “pois facilita o relacionamento entre a instituição e os fornecedores e possibilita a aquisição dos melhores produtos com menor preço”. Em 2004, R$ 42 milhões da verba orçamentária do instituto foram destinados à aquisição de medicamentos e a Secretaria da Saúde investiu R$ 37 milhões na compra de remédios de alto custo.

O procedimento diário na farmácia é de 2,3 mil receitas, que movimentam estoque de 413 tipos de remédios. No Programa Entrega de Medicamento em Casa, a farmácia atende 13,8 mil pacientes, com a geração de 15 mil receitas mensais. O exemplar é distribuído gratuitamente e pode ser obtido na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 8o andar, ou pelo site www.hcnet.usp.br, no link Publicações.

Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC