Saúde: Farmácia Ambulatorial do HSPE está de casa nova e humaniza seu atendimento

Área é exclusiva e totalmente reestruturada para os pacientes que recebem medicamentos

qui, 11/12/2003 - 15h27 | Do Portal do Governo

Em uma área exclusiva e totalmente reestruturada para os pacientes que recebem medicamentos, a Farmácia Ambulatorial do Iamspe foi inaugurada em 1º de dezembro com a promessa de mudar o conceito do atendimento farmacêutico na área pública. “Neste ano, 140 mil pessoas receberam medicamentos pela Farmácia até o dia 14 de novembro, mesmo funcionando em local provisório, mas agora com instalações adequadas pretendemos fazer um atendimento de altíssimo nível aos usuários”. Com estas palavras, a Diretora do Serviço de Assistência Farmacêutica, Dra. Milva Lucia de Melo Oliveira, abriu o evento de inauguração.

Por sua vez, o Superintendente do Iamspe, Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, definiu o momento como um dia muito especial porque representa a concretização de projetos que vêm sendo perseguidos dentro da Instituição. “Quando tomamos posse havia um orçamento aprovado e projetos em andamento e propusemos a cumprir nosso trabalho e acrescentamos o Programa de Humanização, que é tornar o atendimento hospitalar mais sensível. Assim, todos devem fazer parte programa, desde o porteiro ao Superintendente e é bom ver que tem gente perseguindo esse objetivo. Da mesma forma, a Diretora da Farmácia e sua equipe não se conformaram com a existência de fila na Farmácia e mudaram essa situação com entrega do novo Setor”, disse satisfeito o Superintendente.

O Dr. Milton Flávio destacou que gostaria que todos que atendem o servidor público tenham orgulho deles, que são os mantenedores, contribuindo com 2% de seu salário para que essas realizações se concretizem. Desse modo, parabenizou as equipes envolvidas na estruturação da Farmácia Ambulatorial. Ele ainda mostrou entusiasmo pela presença de representantes da Assembléia Legislativa, que vêm prestigiar todas as inaugurações que ocorrem no Iamspe. “Quando vejo o comparecimento de representantes daquela casa, sinto-me ainda como parte dela e também feliz porque sei que eles podem aprovar e ampliar um pouco mais o aporte de recursos para o Iamspe”, afirmou o Dr. Milton Flávio.

Para finalizar, o Superintendente repetiu que esses meses têm sido os melhores dos últimos dez anos de sua vida. Reconheceu ser muito exigente com todos que trabalham e convivem com ele, mas ponderou que é assim porque sabe que as pessoas podem melhorar sempre. “Aliás, um aprendizado tirado do Governador Mário Covas que sempre fazia a gente perseguir o melhor que conseguíamos dar, por isso sinto muita falta dele”, concluiu.

A Diretora do HSPE, Dra. Maria Angela de Souza Ferreira, agradeceu toda a equipe por mais essa tarefa cumprida, dizendo que cada passo em prol da humanização compensa as dificuldades do trabalho diário. “Vou plagiar o nosso Superintendente confessando que esses meses têm sido os mais felizes para mim”, completou a Diretora.

A nova área

O local escolhido fica no andar térreo do Prédio que abriga a Farmácia e o Almoxarifado e nele foram instalados seis guichês de atendimento e três consultórios, bem como serão realizadas campanhas, palestras e outras novidades. A primeira delas é o fim imediato das filas para pegar medicamentos, já que o número de guichês de atendimento passou de um para seis. Além disso, as rotinas internas de registro do pedido e saída do medicamento foram modificadas a fim de dar maior agilidade ao trabalho e de manter o controle do material.

Dispor de um atendimento rápido já é muito bom, mas a Farmácia pretende ir mais longe. No local funcionam, ainda, três consultórios – inicialmente das 07h00 às 13h00 – com farmacêuticos que tirarão dúvidas dos pacientes quanto à medicação recebida. “Muitas vezes o paciente recebe o medicamento com o nome genérico, sendo que na receita consta o comercial. Outras vezes ele tem dúvidas de como tomar o remédio (horários e quantidade)”, explica a Diretora do Serviço para justificar a medida.

A Diretora afirma ainda que a partir de agora, a Farmácia entra com força total no Programa de Humanização que vem sendo desenvolvido no Iamspe, porque além das mudanças já colocadas, promoverá palestras com vídeos sobre os medicamentos dispensados e oferecerá até serviço de copa – com água, chá, café e biscoito para os pacientes da farmácia ambulatorial.

Para garantir maior agilidade ao atendimento o Iamspe disponibilizará o telefone 0800-7708144 que informará a lista de medicamentos que a Farmácia possui naquele dia. Isso evitará do paciente se deslocar até o HSPE para saber se a Farmácia tem o remédio.

Também no dia da inauguração foi lançada uma campanha pela Farmácia com o tema “ Diga Não a Automedicação” para conscientizar pacientes sobre os riscos de agravar uma doença, esconder ou alterar os sintomas quando se usa um medicamento inadequado. Ela deverá se tornar uma grande campanha no ano de 2004 a ser promovida pelo Serviço. O projeto de mudança da Farmácia Ambulatorial teve início em março desse ano. “Pela primeira vez foi destinado um local exclusivo e definitivo para o Setor, que já foi instalado em outras áreas de forma precária para os funcionários e, principalmente, para os usuários”, afirma a Dra. Milva.

Melhorar a qualidade dos serviços

A Farmácia Ambulatorial é um setor dentro do Serviço de Assistência Farmacêutica, que atende toda a estrutura hospitalar – enfermarias, ambulatório e PS. Sua função é, além de fornecer medicamento ao paciente, orientá-lo para o uso racional dos medicamentos como a dosagem correta, a guarda e os principais cuidados com os produtos, de forma a evitar as interações medicamentosas, internações ou até reinternações desnecessárias com redução dos custos hospitalares.

O Setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, e atende em média 15 mil pacientes com prescrição de três a cinco medicamentos diferentes cada. Esse fornecimento de remédios gera um custo mensal de cerca de 500 mil reais. Possui programas específicos para o atendimento de pacientes em tratamento prolongado por serem portadores de hipertensão, diabetes, doenças oncológicas e psiquiátricas, dores crônicas, tuberculose, antiretrovirais (HIV), antibióticos de uso hospitalar para atendimento domiciliar e medicamentos de alto custo.