Saúde: Familiares de doentes têm apoio psicológico gratuito em hospital estadual

Atendimento gratuito é realizado de segunda a sábado por universitários no Hospital Geral de Carapicuíba

sex, 21/05/2004 - 17h37 | Do Portal do Governo

Oferecer apoio e conforto a familiares de pacientes internados. Esse é o objetivo do convênio firmado entre o Hospital Geral de Carapicuíba, da Secretaria de Estado da Saúde, e as universidades Mackenzie, Uniban, Unip e FMU.

De segunda-feira a sábado cerca de 70 estudantes de último ano de graduação destas universidades se revezam em plantões, prestando apoio psicológico e emocional às famílias, esclarecendo eventuais dúvidas e intermediando o contato com a equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares. Os trabalhos são supervisionados por uma equipe de psicólogos do hospital.

O serviço dos universitários tem reduzido a ansiedade, a preocupação e a angústia naturais que toda internação de um parente ou amigo gera. Os cuidados se estendem a todas as áreas do hospital. Para as famílias de pessoas internadas na UTI há, inclusive, um trabalho de terapia em grupo, que visa promover o intercâmbio de informações e experiências.

“É um serviço integrado. Todos os atendimentos são registrados e acompanhados de perto pelos estagiários, que trocam informações entre si e com a equipe médica”, afirma o diretor clínico do hospital, Sérgio Ginzel.

O Hospital Geral de Carapicuíba é administrado pela Sanatorinhos Ação Comunitária de Saúde, dentro do bem-sucedido modelo de Organizações Sociais de Saúde, implementado pelo governo paulista desde 1998, com 95% de aprovação dos usuários. O hospital fica na rua da Pedreira, 95 – Carapicuíba.