Saúde: Faculdade de Saúde Pública desvenda questões que vão de nutrição a epidemias

Fundada em 1925 e incorporada à USP 20 anos depois, a FSP é hoje reconhecida como um completo centro de desenvolvimento da saúde pública no Brasil

seg, 22/12/2003 - 12h00 | Do Portal do Governo

Você quer saber quais as causas da dengue, quais os problemas em comer cachorro-quente na rua, qual a situação ambiental do Rio Tietê, se a fé remove montanhas quando se tem uma doença, ou o significado de ser mãe? Questões como estas envolvendo o dia-a-dia das pessoas são estudadas e desvendadas pelos pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

São 95 docentes, 336 funcionários, 445 alunos de pós-graduação, 325 de graduação, juntamente com colaboradores e parceiros pesquisando constantemente temas ligados à saúde pública do País, na tentativa de tornar a vida melhor. Durante este ano, os estudantes defenderam 82 dissertações de mestrado e 66 teses de doutorado.

Essa população está dividida em cinco departamentos (Nutrição, Saúde Ambiental, Prática de Saúde Pública, Saúde Materno-Infantil e Epidemiologia), núcleos e centros de pesquisas, biblioteca e dois centros de saúde escola: um em São Paulo; outro, em Araraquara.

Rede de informações

Fundada em 1925 como Laboratório de Higiene, a FSP foi incorporada à USP 20 anos depois. Hoje é reconhecida como um completo centro de desenvolvimento da saúde pública no Brasil. Ocupando área de quase 13,6 mil m2 em edifício construído especialmente para de abrigá-la, tem um prédio de arquitetura tradicional típica do início do século 20, amplos jardins, e está localizada próximo ao Hospital das Clínicas.

“A principal contribuição da FSP/USP é ser um grande centro de pesquisas em nutrição e alimentação, onde os profissionais têm oportunidade de se atualizar e de se informar sobre os assuntos relativos à saúde. Os ingressantes em graduação, em pós, ou em outras atividades oferecidas na faculdade podem desfrutar de sua rede de informações e descobertas”, afirma a aluna de graduação em Nutrição, Renata Rocha.

A FSP/USP forma profissionais na área de saúde, prepara pessoal qualificado em mestrado e doutorado e ministra cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização. “Minha formação em saúde pública foi quase exclusivamente feita na FSP. A linha de pesquisa que desenvolvo atualmente – ruído urbano – nasceu aqui e cresceu muito devido aos conhecimentos adquiridos nesta faculdade”, diz a fonoaudióloga Carolina Moura, estudante de doutorado do departamento de epidemiologia.

Serviço nota 10

Instalado na casa que pertenceu aos artistas modernistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, o Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza da FSP/USP garante atendimento aos alunos, servidores e à população residente nas vizinhanças.

Reformado e expandido em agosto, o primeiro centro de saúde do Brasil abriga os serviços de dermatologia sanitária, saúde do adulto, odontologia sanitária e o laboratório de saúde pública. O novo edifício tem, também, sala de fisioterapia, vacinação e farmácia.

“Desde a sua criação, o centro tem sido campo de estágio, treinamento e pesquisa aplicada na área de saúde pública. Ao longo do tempo, expandiu suas atividades para hebiatria (especialidade que cuida de adolescentes), nutrição, fonoaudiologia, saúde da mulher no climatério, homeopatia, acupuntura e o Programa de Atenção à Violência Sexual (Pavas)”, observa a diretora do Centro de Saúde, Ana Cristina de Andretta Tanaka.

Usuário do centro há 20 anos, o aposentado Emílio Boskovitch, 75 anos, afirma que o serviço de saúde para a população “é nota 10”. Atende a todas as suas necessidades e diz que é bem tratado pelos funcionários.

Referência em saúde pública

Num amplo espaço físico e com modernas instalações, a biblioteca da FSP/USP se tornou centro de informação e referência em saúde pública. Seu acervo reúne 100.813 volumes, 41.832 livros e 2.764 periódicos. Esses materiais estão representados em catálogos on-line nas 80 estações de consulta e no seu website.

A biblioteca atua diretamente na formação dos alunos, participa de disciplinas regulares da FSP e tem infra-estrutura para a edição da Revista de Saúde Pública. “A biblioteca tem contribuído muito para as atividades acadêmicas, com seu bom acervo de livros, teses, relatórios e, principalmente, periódicos científicos. Além disso, fornece informações oportunas e facilita as atividades de pesquisa dos usuários internos e externos”, constata o farmacêutico-bioquímico e aluno do curso de mestrado, Claudio Robson Fracalanza.

Revista de Saúde Pública

Desde 1967, a Revista de Saúde Pública divulga artigos de pesquisas originais, no campo da saúde pública e ciências correlatas, elaborados por especialistas nacionais e estrangeiros. Tem periodicidade bimestral, distribuição por assinatura (atende a pedidos de permuta e doação) e também está disponível na forma impressa ou eletrônica (www.fsp.usp.br/rsp).

O periódico tem tiragem de 1,4 mil exemplares, circula em 27 Estados brasileiros e em 58 países de todos os continentes (inclusive no Afeganistão, Irã, Iraque, Filipinas, Kenya e outros países). É distribuído para instituições e pesquisadores.

SERVIÇO
A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo fica na Avenida Doutor Arnaldo, 715 – São Paulo. Telefone: (11) 3066-7760

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)