Saúde: Faculdade de Odontologia da USP terá novo laboratório de laser

Começa a funcionar nesta sexta-feira, dia 27

qui, 26/09/2002 - 14h04 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 27, às 16 horas, a Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade de São Paulo (USP) inicia as operações do novo Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO). Com uma área total de 400 metros quadrados, o novo LELO representará uma referência nacional na utilização do laser na pesquisa acadêmica.

Fundado em 1999, o LELO opera atualmente em um espaço de 60 metros quadrados. A primeira versão do laboratório foi criada em 1995, no Departamento de Dentística da FO. De acordo com o professor responsável pelo laboratório, Carlos de Paula Eduardo, no local serão concentrados laboratórios para pesquisas, clínicas de atendimento com laser, salas de aula e uma biblioteca com livros e revistas sobre o tema.

As quatro clínicas possuirão um sistema integrado de televisão, o que possibilitará a transmissão on-line de imagens dos atendimentos realizados para o Anfiteatro da FO e para as salas de aula do laboratório.

‘Será um grande avanço no estudo do laser no meio acadêmico’, afirma Eduardo. A estrutura possibilitará que lá seja ministrada uma disciplina de laser para o curso de graduação da FO, além dos cursos de pós-graduação que já eram realizados no espaço antigo. Segundo o professor, o novo laboratório deverá representar um estímulo para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre laser na Faculdade.

As clínicas e os laboratórios de pesquisa equipamentos de laser estão avaliados em cerca de R$ 900 mil, entre recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesp) e da iniciativa privada, viabilizados por meio de parcerias. A FO realiza parcerias ainda com outras universidades do Brasil e do exterior. O laboratório conta com apoio de professores estrangeiros, de países como Japão, Israel e EUA.

Fonte: Agência USP