Saúde: Faculdade de Medicina da USP e Microsoft inauguram o 1º Centro de Tecnologia XML em saúde do

Objetivo é desenvolver pesquisas e incentivar parcerias para formar centros de excelência de tecnologias aplicadas em saúde

seg, 13/12/2004 - 9h21 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da USP inaugura, nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, o primeiro centro de tecnologia XML para a área de saúde do Brasil, resultante de uma parceria entre a FMUSP e a Microsoft. Os laboratórios do centro foram estruturados com recursos provenientes do Banco Alfa e com as soluções de Tecnologia da Informação da Hewlett-Parckard Brasil (HP).

O evento será realizado na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da USP (Av. Dr. Arnaldo, 455 – Pinheiros), às 10 horas. Na ocasião, Emílio Umeoka, presidente da Microsoft Brasil, o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, diretor da FMUSP e o Prof. Dr. György Miklós Böhm, responsável pela Disciplina de Telemedicina da FMUSP, darão mais detalhes sobre os projetos e serviços que serão oferecidos.

O Centro XML – FMUSP é um importante passo para a democratização da saúde no país, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicação em telemedicina e telessaúde. Desta forma, será possível levar educação e assistência médica às regiões mais remotas, agilizando procedimentos e superando as dificuldades de deslocamento de médicos e profissionais de saúde.

Este centro tem alta relevância para a telemedicina brasileira, pois ele insere um pólo de tecnologia no maior Complexo Hospitalar da América Latina – o Hospital das Clínicas da FMUSP, que conta com moderna infra-estrutura de rede de comunicação por fibra óptica (infovia). A Faculdade de Medicina da USP e o seu Hospital das Clínicas são os ambientes mais adequados para o cumprimento da missão do Centro XML: contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e projetos, criar sistemas embarcados para uso médico e na área de saúde e apoiar empresas de desenvolvimento de software dedicadas ao setor.

Sob a coordenação da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, o Centro procurará estabelecer parcerias com as instituições que tenham como meta a otimização do sistema de saúde brasileiro, e poderá produzir softwares, hardwares e soluções baseadas em sistemas operacionais embarcados.

Cooperação multicêntrica

O Centro XML- FMUSP será um ambiente único e favorável à viabilização de projetos conjuntos. Vai agregar instituições públicas e privadas, nas áreas de educação (entidades de ensino fundamental, médio e superior), assistência médica (hospitais, seguradoras, planos de saúde, indústria farmacêutica, fabricantes de aparelhos médicos, odontológicos, entre outros), tecnologia (centros de pesquisa, empresas de software, hardware e integração de tecnologia) e telecomunicações (telefonia fixa e móvel, satélite, ondas de rádio, empresas provedoras de tecnologias de comunicação).

Atuação

O principal diferencial do Centro XML – FMUSP é a possibilidade de formar equipes multiprofissionais, proporcionando capacitação e aprimoramento para médicos e especialistas das áreas de saúde e tecnologia (informática, engenharia, etc). Haverá a divulgação de programações mensais, com workshops, treinamentos, palestras e seminários.

Serão oferecidas bolsas de estudos (para profissionais de informática e tecnologia), estágios, orientação técnica para desenvolvedores de softwares, projetos de integração com hardware, e provas de conceito (projetos-piloto) para teste de soluções tecnológicas criadas para melhorar os atuais processos de educação e assistência em saúde. As atividades do Centro XML- FMUSP terão início em janeiro de 2005.

Da Assessoria de Imprensa da FMUSP

C.C.