Saúde: Exposição sobre amizade encanta visitantes do Hospital do Servidor Público

Mostra no Corredor de Vidro comemora o 'Dia do Abraço'

sex, 21/05/2004 - 11h00 | Do Portal do Governo

Poucos sabem, mas o dia 22 de maio é o Dia do Abraço. Neste caso, nada mais propício do que o tema da nova exposição que passa a dar vida ao Espaço Cultural do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe), mais conhecido como Corredor de Vidro. Depois da belíssima “Fernando Pessoa – À Beira Rio… À Beira Mágoa…”, foi inaugurada no dia 20 de maio “Os dizeres do amigo”.

Um conjunto de doze quadros, contendo frases de autores consagrados sobre a amizade, faz com que por alguns minutos nos sintamos mais humanos, mais “leves” – uma vez que a amizade é um dos sentimentos mais nobres. Nos dias de hoje, onde tudo é corre-corre, estresse, onde a maioria dos valores morais se perdeu em meio a tanta corrupção, poder desfrutar de minutos de contentamento e de reflexão como estes proporcionados pela nova exposição é, no mínimo, gratificante.

A exposição, que ficará em cartaz durante um mês, tem composição e texto de Betty Milan e projeto gráfico de Daniel Kondo. Nela são utilizadas frases do romance “O Clarão”, da própria Betty Milan, que foram adaptadas pela própria autora e são acompanhadas por frases belíssimas de autores clássicos, como Aristóteles, Cícero, Montaigne, Jean-Jacques Rosseau, Sêneca e Xenofonte.

No início de “Os dizeres do amigo” pode-se ler: “Tomara esta exposição seja fonte de sabedoria, tomara faça a amizade vigorar. Porque ela é necessária, desde e para sempre.” Estas frases resumem tudo. Os que forem visitá-la com certeza também concordarão.

Ela ficará em cartaz durante um mês e faz parte do Programa de Humanização do Iamspe/Projeto Convalescença pela Arte, implantado no HSPE desde março de 2003, que busca tornar o ambiente hospitalar um local menos frio e mais interativo.

Por fim, vale ressaltar que esta exposição também faz parte da série de mostras de painéis da Secretaria de Estado da Cultura, feitas pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, que vem realizando um trabalho ímpar, pois proporciona aos pacientes, visitantes e funcionários do Iamspe momentos de cultura e lazer.

Uma “palhinha” do que pode ser encontrado lá: “E se o amigo fosse o anjo que você procura?”, de “O Clarão”; “O amigo ilumina”, Xenofonte; “Se alguém me pedir que explique o motivo pelo qual eu dele gostava, responderei que só posso me exprimir assim: porque era ele e porque era eu.”, Montaigne; “O amigo não sabe por que ele é amigo”, Cícero; “Um amigo pode dizer que aprecia isso ou aquilo no outro. A verdadeira razão da amizade é sempre ignorada”, Aristóteles; “O amigo tem como vocação a paz”, Jean-Jacques Rosseau; “O amigo é o anjo da guarda”, Aristóteles.

Você tem 30 dias para conferir as demais frases, certamente será um belo programa. A exposição que é aberta ao público em geral, fica no rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, 1º andar do HSPE, no Corredor de Vidro.

Da Assessoria de Imprensa Iamspe/HSPE

C.C.