Saúde: Exame revela doença que matou três pessoas em Mauá

Secretaria da Saúde esclarece que se trata de um caso isolado e não há risco de epidemia

ter, 29/06/2004 - 17h38 | Do Portal do Governo

O Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou como sendo a febre maculosa a causa da morte, há duas semanas, das três pessoas que moravam em Mauá, na Grande São Paulo. Um exame feito a partir do tecido de uma das vítimas apontou a presença da bactéria causadora da doença.

O Centro de Vigilância Epidemiológico da Secretaria (CVE) já comunicou a Secretaria Municipal de Saúde de Mauá sobre o resultado do exame. A partir de agora técnicos do Estado e do município orientarão a população sobre as principais medidas para se evitar a doença.

A Secretaria esclarece à população que se trata de um caso isolado e não há risco de epidemia da doença. A febre maculosa é transmitida ao homem pelo carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse inseto é encontrado em roedores, cavalos, gado e cachorros, que funcionam como hospedeiros da doença.

Depois que a pessoa é picada pelo carrapato, a doença pode se manifestar entre dois e 14 dias. Sintomas como mal-estar, acompanhado de gripe e febre, manchas avermelhadas nos pulsos, tornozelos, palmas das mãos e nos pés são indícios da doença. A partir daí a doença pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, com complicações pulmonares, vasculares, desidratação, choques, coma e morte.

Como evitar a febre maculosa:

  • Evitar caminhar em áreas infestadas por carrapatos;
  • Quando estiver em áreas silvestres, utilizar calças compridas com parte inferior por dentro das botas;
  • Recomenda-se o uso de roupas claras, para facilitar a visualização dos carrapatos;
  • Não esmagar os carrapatos com as unhas pois com isso pode liberar as bactérias, que têm capacidade de penetrar através de microlesões na pele;
  • Aparar o gramado o mais rente ao solo, facilitando, assim, a penetração dos raios solares;
  • Utilizar carrapaticidas durante o banho dos animais domésticos, como cães, cavalos e coelhos;
  • Se apresentar os sintomas da doença, procure um serviço médico o mais rápido possível.

    Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
    C.A.