Saúde: Exame gratuito para detecção de diabetes será realizado na Capital

Evento no próximo domingo, dia 17, prevê cerca de 10 mil atendimentos

qui, 14/11/2002 - 13h11 | Do Portal do Governo

Distúrbio causado pela falta de insulina no organismo, o diabetes é atualmente um dos mais graves problemas de saúde. A doença é considerada a terceira maior causa de morte no mundo. É superada apenas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por doenças cárdio-circulatórias e câncer.

Entre as principais complicações do diabetes estão a cegueira, a insuficiência renal e o entupimento das artérias, que causam enfarte, derrame cerebral e trombose.

Com o objetivo de chamar atenção para o problema, a OMS estabeleceu o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. Nesta data, profissionais de saúde de 132 países se mobilizam para levar à população esclarecimentos sobre causas, sintomas, tratamentos e complicações da doença.

Para que uma parcela maior da população possa participar das atividades programadas para conscientização, a Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), centraliza as ações no próximo domingo, dia 17, no Colégio Madre Cabrini, na Zona Sul da Capital.

A expectativa é realizar, entre 8 e 17 horas, cerca de 10 mil exames de detecção gratuita. As pessoas diagnosticadas serão encaminhadas a mesas de orientação com multiprofissionais (endocrinologistas, nutricionistas, dentistas, psicólogos, professores de educação física e podólogos). Em seguida, poderão visitar uma exposição de produtos específicos para o controle da doença e alimentos dietéticos.

Também serão realizados todos os exames preventivos para detectar complicações do diabetes, como avaliações de fundo de olhos, de pés, boca, pressão arterial, vascular das pernas e teste de colesterol. As pessoas que precisarem serão encaminhadas à rede de Saúde para atendimento ou análise.

O diagnóstico precoce e o controle de glicemia podem prevenir as complicações da doença. De acordo com o presidente da Anad, Fadlo Fraige Filho, o exame de detecção é muito importante, já que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas.

Ao todo, 150 milhões de pessoas são diabéticas no mundo e esse número pode dobrar até 2005. No Brasil, a doença acomete 7,6% da população.

Data: Domingo, dia 17 de novembro de 2002
Horário: Das 8 às 17 horas
Local: Colégio Madre Cabrini, Rua Madre Cabrini, 36, ao lado da estação Vila Mariana do Metrô, Zona Sul da Capital.

Cíntia Cury