Saúde: Evite acidentes domésticos com crianças nas férias

Estudos da Secretaria de Saúde revelam que principais vítimas de queimaduras têm menos de 15 anos de idade

qua, 06/07/2005 - 10h49 | Do Portal do Governo

Em época das férias escolares a tendência é que as crianças fiquem mais tempo em casa e, com isso, aumenta o risco de acidentes domésticos. Por este motivo a Secretaria de Estado da Saúde formulou dicas para evitar acidentes com a criançada, como queimaduras, envenenamento e choque elétrico.

A cozinha merece alerta especial. Estudo da Secretaria revela que as principais vítimas de queimadura, na maioria das vezes provocada por líquidos quentes, têm até 15 anos de idade. ‘Atitudes simples, como direcionar o cabo da panela para dentro do fogão, evitam os esbarrões e acidentes’, indica Raul Telerman, chefe da Unidade de Queimados do Hospital Estadual de São Mateus, referência para tratamento de queimadura em todo estado.

As crianças também estão mais expostas ao envenenamento nas férias. Dados do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo mostram que os casos de intoxicação são mais freqüentes na população infantil. O principal motivo é o contato com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e raticidas.

A dica é manter estes produtos em locais fora do alcance das crianças e de preferência em armários com tranca.

Outra orientação importante é evitar dizer aos filhos que o remédio é doce ou gostoso. Segundo especialistas, isto pode estimulá-los a consumir os medicamentos sem supervisão dos adultos.

Para impedir os choques elétricos, medidas simples são a solução. Coloque dispositivos que fechem as tomadas e oriente as crianças sobre os riscos de brincar perto dos fios de rede elétrica.
Por fim, vale ressaltar que em caso de contaminação ou queimadura é importante nunca realizar a chamada auto-medicação. Sempre procure o pronto-socorro mais próximo e, na ocorrência de envenenamento, é recomendável levar o produto para análise da equipe médica.

Dicas reduzir os riscos nas férias:

  • Guarde produtos de limpeza e medicamentos nas embalagens originais
  • Nunca use medicamentos sem orientação médica
  • Nunca faça remédios ou chás caseiros com plantas. Elas podem ser tóxicas
  • Oriente as crianças a não aceitar presentes de ‘estranhos’
  • Coloque dispositivos para vedar tomadas de energia elétrica
  • Mantenha as crianças longe da cozinha se o forno ou fogão estiverem sendo utilizados
  • Instrua os filhos sobre o risco de empinar pipa perto das redes elétricas

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

    C.C.