Saúde: Estudo do Hospital das Clínicas é publicado em revista internacional

HC é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde

qua, 22/08/2001 - 12h33 | Do Portal do Governo

A mais importante revista de medicina esportiva no mundo – ‘Medicine & Science In Sports & Exercise’ – publicou, na íntegra, um estudo realizado com atletas adolescentes por equipes de reumatologistas e ortopedistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Hc/FMUSP). Segundo os pesquisadores, é a primeira vez no Brasil que se elabora estudo desta profundidade publicado em uma revista ligada ao American College of Sports Medicine.

O estudo avalia a massa óssea, composição corporal e marcadores bioquímicos de formação óssea em três grupos de adolescentes:
– o primeiro grupo era constituído de atletas competitivos de esportes chamados ‘de sobrecarga de impacto’ (atletismo, ginástica olímpica, tênis);
– o segundo grupo era de atletas competitivos de esportes ‘de sobrecarga ativa’
(natação e pólo aquático) e
– o terceiro grupo de adolescentes que não estavam envolvidos em atividade esportiva regular (grupo controle).

O estudo demonstrou que os adolescentes praticantes de esportes de impacto (terrestres) apresentaram uma massa óssea significativamente maior que os dois outros grupos, assim como uma correlação positiva entre massa muscular e massa óssea, ou seja, quanto mais massa muscular maior massa óssea.

‘Isto reforça o importante papel da atividade física na fase de crescimento da infância e adolescência, no sentido de se prevenir a osteoporose do adulto’, explica a reumatologista Fernanda Lima, coordenadora do Ambulatório de Medicina Esportiva do Instituto Central. Ela conduziu a pesquisa, juntamente com o ortopedista João Gilberto Carazzato, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia.