Saúde: Estudo da Unicamp investiga uso de quebra-pedra no combate ao câncer

As plantas que estão sendo testadas foram selecionadas de 14 locais diferentes

sex, 01/08/2003 - 10h46 | Do Portal do Governo

Do Jornal da Unicamp
Por Maria Teresa Costa

A cultura popular há muito utiliza a planta conhecida como quebra-pedra para auxiliar na eliminação de cálculos dos rins e bexiga. A ciência já confirmou que, de fato, a Phyllanthus niruri, nome científico dessa planta considerada uma erva daninha, tem essa capacidade embora não funcione exatamente como prega a crença popular. Ela não quebra as pedras e sim evita que elas se formem e ajuda a expeli-las.

Agora, estudos que vêm sendo desenvolvidos no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp estão mostrando que substâncias existentes em uma espécie de quebra-pedra, a Phyllanthus amarus, têm também importantes atividades contra o câncer e contra inflamações.

Embora muitos estudos e testes ainda precisem ser realizados, o grupo está animado com os resultados iniciais. ‘Estamos muito animados com as possibilidades de desenvolvermos uma droga que possa ser utilizada no tratamento do câncer, a partir de substâncias dessa planta brasileira’, diz a química Vera Lúcia Garcia Rehder. Ela integra o grupo formado ainda pelos agrônomos Pedro Melillo de Magalhães e Glyn Mara Figueira e pelo farmacólogo João Ernesto de Carvalho, que está trabalhando na definição dos princípios ativos de interesse, no aumento das concentrações dessas substâncias na planta e na avaliação farmacológica, a partir de testes in vitro .

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br

V.C.