Saúde: Estado vacina 1 milhão de crianças acima do esperado

Imunização contra paralisia infantil e sarampo continua até dia 3 de setembro, das 8 às 17 horas

ter, 24/08/2004 - 8h46 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo conseguiu vacinar 1 milhão de crianças acima do esperado no primeiro dia da Campanha de Vacinação com Paralisia Infantil, em 21 de agosto. O sucesso é demonstrado pelos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. A expectativa era imunizar contra a doença no dia inicial cerca de 1,1 milhão de crianças menores de cinco anos em todo o Estado, o correspondente a 35% do público-alvo, mas a adesão já chegou a 2,1 milhões_ 62,5%.

Contra sarampo a vacinação também foi um sucesso, com 750 mil crianças a mais que a expectativa. Esperava-se chegar a 950 mil crianças com idade entre 1 e 5 anos, também 35% do público-alvo, mas em todo o Estado foram vacinadas 1,7 milhão, 62,5% novamente.

A campanha de imunização contra as duas doenças prossegue até 3 de setembro, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h, em cerca de 12 mil postos pelo Estado. A meta da Secretaria é imunizar ao final da campanha 3,1 milhões de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil, o que representa 95% da população nessa faixa etária. Contra o sarampo a vacinação também pretende finalizar com a 95% de adesão, o que representa 2,6 milhões de crianças entre 1 e 5 anos.

Em relação à imunização contra a poliomielite, as regiões com melhor desempenho foram Registro, com 80% de cobertura, Presidente Prudente, com 79%, e Marília, com 78,6%. As três regiões também apresentaram o melhor desempenho na vacinação contra o sarampo. Registro obteve 79%, Prudente, 77%, e Marília, 77%.

‘A campanha começou muito bem, mas é importante que as crianças ainda sem vacina sejam levadas aos postos até o dia 3’, afirma Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.

Desde 2001 não é registrado caso autóctone de sarampo no Estado de São Paulo. Os casos ocorridos em 2001 e 2002, um em cada ano, foram importados do Japão. Já em 2003 não houve registro da doença nos municípios paulistas.

Já a paralisia infantil está sem caso em São Paulo desde 1988_ no Brasil desde 1989. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.