Saúde: Estado treina agentes de carrocinha

Será a partir desta segunda-feira, dia 5

seg, 05/12/2005 - 12h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde realiza a partir de hoje, segunda-feira, 5 de dezembro, um curso de capacitação dos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de São Paulo.

Chamado de Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Foca), o programa tem como objetivo aprimorar a relação desses profissionais com a população e a abordagem feita aos animais.

Ao todo, 80 agentes de carrocinha municipais e 10 funcionários da Secretaria receberão, entre 5 e 9 de dezembro, aulas práticas e teóricas de como recolher cães e gatos errantes, sempre levando-se em conta o bem estar animal e a segurança no trabalho. 

Com o curso, os funcionários da Secretaria serão referência técnica e multiplicadores para os municípios abrangidos pelas regionais do interior que queiram instalar serviço próprio.

Após a formatura, os antigos ‘laçadores’ receberão diplomas de
Oficiais de Controle Animal (Ocas), além de uniforme e distintivo. Esta é a terceira edição do curso_ as duas anteriores foram para o interior do Estado. Na avaliação dos cursos anteriores foi possível identificar uma grande mudança de postura no trabalho e na imagem desses profissionais junto à comunidade.

A adoção das técnicas de identificação de animais agressivos transmitidas durante o curso também fez com que diminuíssem os acidentes com arranhões e mordeduras.

‘Ao encontrar um animal perdido o agente deve procurar na vizinhança informações sobre o possível proprietário, por exemplo. Isso é importante não apenas para o proprietário do animal, mas para o laçador, que acaba se tornando uma pessoa próxima da comunidade. A forma de captar o animal também merece atenção, para não machuca-lo’, afirma Adriana Vieira, do Centro de Controle de Doenças da Secretaria.

O projeto é uma parceria da Secretaria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo (CRMV), Instituto Nina Rosa (INR), Prefeitura Municipal de São Paulo e a inglesa World Society for Protection of Animals (WSPA), um dos mais respeitados órgãos do setor do mundo.

Outros municípios com interesse no projeto podem procurar o Centro de Controle de Doenças da Secretaria. As aulas acontecerão no CCZ do município de SP_ Rua Santa Eulália, 86 – Santana.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde