Saúde: Estado testa vacina contra Aids a partir de dezembro

CRT/Aids, da Secretaria da Saúde, recruta voluntários a partir desta segunda-feira, 28 de novembro

seg, 28/11/2005 - 11h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT/Aids), inicia nesta segunda-feira, dia 28, o “recrutamento” de voluntários para teste de vacina contra o vírus HIV, causador da Aids. Os testes do imunizante devem começar em dezembro e janeiro.

O teste tem objetivo de avaliar principalmente a segurança do novo produto candidato a vacina anti-HIV. Uma primeira etapa dessa pesquisa já foi desenvolvida em voluntários dos Estados Unidos_ nenhum efeito adverso relevante foi constatado.

Para ser voluntário no estudo é preciso preencher alguns requisitos: ter entre 18 e 25 anos, ser saudável e não ser portador do vírus HIV. Os interessados podem telefonar para (11) 5082-3954 ou procurar o CRT/Aids, localizado na rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, ao lado da Estação Santa Cruz do metrô. Também pode-se enviar e-mail para hvtuvilamariana@crt.saude.sp.gov.br.

Desde 2001 o CRT/Aids integra a Rede Internacional de Pesquisas de Vacinas Anti-HIV (HVTN), da qual participam 12 países. O Brasil conta com duas unidades de pesquisa da HVTN, o CRT/Aids e o Projeto Praça Onze, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Não há possibilidade de pegar Aids ou o vírus HIV com este teste. É 100% garantido”, afirma Gabriela Calazans, que coordena o estudo.

A epidemia da Aids continua crescendo em todo o mundo. De acordo com o último boletim epidemiológico Mundial de 2005 do UNAIDS, Programa Conjunto das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas vivendo com HIV no planeta atingiu seu maior nível, com cerca de 40,3 milhões de pessoas – eram aproximadamente 37,5 milhões em 2003. Os jovens são fortemente atingidos pela epidemia da Aids.

Segundo Kofi Annan, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 14 segundos um jovem é infectado pelo vírus HIV. Nesse contexto, a longo prazo, uma vacina eficaz contra o HIV é um instrumento fundamental para pôr fim à epidemia da Aids.