Saúde: Estado terá festa da gotinha neste sábado

Secretaria pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos no Estado

sex, 19/08/2005 - 11h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma mega-festa para a abertura da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil (poliomielite) no Estado. Neste sábado, 20 de agosto, das 9h às 14 horas, o Parque Villa-Lobos será transformado em um verdadeiro parque de diversões para as crianças com menos de cinco anos.

Além de profissionais preparados para a vacinação, o parque terá brinquedos infláveis, tobogam gigante, distribuição gratuita de bolas e bexigas, sempre gratuitamente. A dupla Zé e Maria Gotinha, mascotes da campanha, irá alegrar o dia da garotada.

A parte educacional não foi esquecida. Haverá dois “Espaços do Conhecimento”. No primeiro, a garotada poderá visitar um stand do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. No segundo será possível a observação de larvas do mosquito da Dengue, em stand da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

A Secretaria pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos no Estado. A meta equivale a 95% dos 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária. Na campanha deste ano cerca de 14 mil postos de vacinação, 37 mil profissionais e 4,5 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.

Seguindo exemplo do ocorrido durante a primeira fase da campanha, em 11 de junho, as crianças receberão nos postos fixos, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

“É de extrema importância levar as crianças aos postos de saúde nesta segunda fase, mesmo aquelas que já tenham tomado a vacina na primeira etapa da campanha. A paralisia infantil é uma doença grave, que pode ser evitada com a vacinação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 16 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado para a vigilância epidemiológica de qualquer região do Estado.

O Parque Villa Lobos fica na avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1.655.