Saúde: Estado supera meta de vacinação contra paralisia infantil

Foram vacinadas 96,8% das crianças com menos de cinco anos

ter, 02/09/2003 - 14h09 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite no Estado foi um sucesso. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 96,8% das crianças com menos de cinco anos de idade tomaram a vacina Sabin, contra paralisia infantil. A meta da imunização era 95%.

Em comparação à segunda fase da Campanha de 2002, houve melhora de 2,7 ponto percentual, já que no ano passado foram vacinadas 94,1% das crianças. Em todo o Estado há cerca de 3,5 milhões de crianças com menos de cinco anos. Os dados são preliminares, o que pode significar uma adesão ainda maior à vacinação.

No interior do Estado 98,7% do público-alvo foi imunizado durante a segunda fase da campanha, 1,1 ponto percentual a mais que em 2002 (97,6%). Na Grande São Paulo 95,1% das crianças foram vacinadas e no ano passado, 90,9%.

Na primeira fase da Campanha, em 14 de junho, a Secretaria já havia conseguido superar a meta de vacinação. Foram imunizadas 96% das crianças com menos de cinco anos.

“É uma grande vitória para a população paulista. Com altas taxas de adesão à campanha o Estado consegue vencer a luta contra a paralisia infantil”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A poliomielite está erradicada há 14 anos no Brasil e há 15 no Estado de São Paulo. O último caso foi registrado em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)