Saúde: Estado ressarce transporte por avião de órgãos para transplante

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 9 de dezembro

sex, 10/12/2004 - 11h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde irá ressarcir os hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizarem aviões ou helicópteros particulares para transporte de órgãos. É o que determina resolução publicada nesta quinta-feira, 9 de dezembro, no Diário Oficial do Estado.

Para que os hospitais sejam ressarcidos, o transporte aéreo particular deve ter autorização da Central de Transplantes do Estado, órgão da Secretaria, mediante comunicação escrita, que pode ser realizada até mesmo eletronicamente. O ressarcimento será para transporte de fígado, pâncreas, coração e pulmão (rim pode esperar 36 horas por transplante e córnea, 14 dias).

O ressarcimento será cabível em um possível caso de esgotamento da estrutura paulista de transporte de órgãos, já considerada completa e de primeira linha, com transporte terrestre e transporte aéreo da Polícia Militar, da Força Aérea Brasileira e do Sistema Nacional de Transplantes.

A pouco menos de um mês do fim de 2004 a Secretaria de Estado da Saúde já registra o melhor ano da história em transplantes de órgãos realizados no Estado. Neste ano, até 30 de novembro, foram registrados 1.221 transplantes, 15% a mais que em todo o ano passado (considerado até então o melhor), quando houve 1.062.

‘As doações no Estado estão aumentando consideravelmente. Se em algum dia acontecerem doações múltiplas, ao mesmo tempo, em uma situação hipotética, o Estado estará preparado’, afirma o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Luiz Augusto Pereira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)