Saúde: Estado reforça Dose Certa no Pontal do Paranapanema

Secretário da Saúde esteve reunido esta manhã com representantes de 16 municípios da região

ter, 15/07/2003 - 15h21 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai intensificar e ampliar o envio de medicamentos do Programa Dose Certa para as cidades situadas no Pontal do Paranapanema.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, dia 15, durante reunião do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e do Secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, com prefeitos e representantes de 16 municípios da região.

Barradas anunciou um pacote de medidas para ajudar as prefeituras locais, que enfrentam o aumento de demanda na área de saúde pública por conta do grande número de famílias acampadas e assentadas no Pontal.

No último dia 10 de julho, a Secretaria liberou um lote extra de 118.300 medicamentos do Dose Certa para Sandovalina e Presidente Epitácio, além do de 39 itens em materiais hospitalares de consumo à Unidade Básica de Saúde de Sandovalina.

‘O objetivo agora é estender esse auxílio aos demais municípios. Nesta semana, os prefeitos deverão informar a quantidade de remédios necessária para que possamos estabelecer o cronograma de envio’, afirmou Barradas.

Além do reforço em medicamentos, o secretário disse que irá estudar o envio, para os municípios do Pontal, das novas ambulâncias que estão sendo compradas pelo Governo do Estado, num total de 75 veículos.

A Secretaria trabalha com a possibilidade de ampliar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF/Qualis) na região. Segundo o secretário, está sendo estudada a possibilidade de o Governo criar um piso de Atenção Básica à Saúde para assentados e acampados na região, no valor de R$ 10 por habitante/ano, enquanto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não cadastra os sem-terra na base de dados utilizada pelo Ministério da Saúde.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.