Saúde: Estado realiza mutirão cirúrgico no Hospital do Vale nesta sexta-feira

Haverá 25 cirurgias contra varizes, hérnia e tumores, a partir das 7h30

qui, 04/11/2004 - 12h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta-feira, 5 de novembro, a partir das 7h30, um mutirão de cirurgias não-urgentes no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté. Durante todo o dia serão realizadas 25 cirurgias eletivas de varizes, hérnia umbilical e inguinal, tumores na próstata e hemorróidas.

Com cerca de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, o evento, para apenas os pacientes que já tinham agendamento, pretende diminuir sensivelmente a fila para as especialidades que serão atendidas. A Secretaria pretende realizar mais três mutirões para zerar estas filas.

Desde que foi adquirido pelo Estado, em maio de 2004, o Hospital Regional do Vale do Paraíba tem seu segundo mutirão médico. Em 23 de outubro outras 31 cirurgias eletivas foram feitas no complexo hospitalar.

Todos os pacientes foram avisados previamente do mutirão, por correspondência ou ligação telefônica. ‘A cirurgias não são urgentes, mas mesmo assim a preocupação é zerar a fila’, afirma a diretora do hospital, Audineia Martins.

A aquisição do complexo hospitalar custou R$ 20,8 milhões aos cofres da Secretaria, que já investiu mais R$ 15,2 milhões para reformas e aquisição de novos equipamentos. A estadualização do hospital beneficia cerca de um milhão de habitantes em 27 cidades do Vale do Paraíba.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.