Saúde: Estado prepara megaoperação contra a dengue

Distribuição de panfletos, reunião com secretários municipais e parceria dos personagens Zé Gotinha e Dengue Boy estão entre as medidas

qui, 28/07/2005 - 12h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde prepara uma megaoperação para evitar o crescimento da dengue no Estado de São Paulo e afastar o risco de epidemia da doença no próximo verão.

De imediato, serão distribuídos, em agosto, 200 mil panfletos orientativos na capital, municípios da Grande São Paulo e na Baixada Santista. Um exército de 900 profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) irão a campo para orientar os municípios, principalmente os considerados de maior risco. Cerca de R$ 6,5 milhões serão investidos pela Secretaria no combate à dengue.

Outra ação prevista é a atuação do personagem Dengue Boy, criado pela Secretaria, na segunda fase da campanha contra a paralisia infantil. Nos dias que antecederem a vacinação, marcada para 20 de agosto, o Dengue Boy estará ao lado do Zé Gotinha percorrendo o Estado para ganhar o apoio de crianças e pais. Os dois estarão juntos primeira vez nesta sexta-feira, às 9h30, na estação Sé do Metrô. Eles irão distribuir panfletos e conversar com a população sobre as duas campanhas.

Ainda em agosto, o Estado irá chamar os secretários municipais de saúde da Grande São Paulo para debater novas ações de combate e controle da dengue. Também está sendo programado, para setembro, um encontro com municípios considerados prioritários no combate à dengue, ou seja, que apresentaram transmissão da doença nos últimos anos ou um aumento inesperado do número de casos.

‘Ao longo dos últimos anos temos registrado uma grande queda no número de casos. Mas o mosquito da dengue é ardiloso e, se não tomarmos cuidado, ele volta. É exatamente no inverno que devemos preparar o combate. É fundamental a união de todos e a participação da população’, afirma Carlos Magno Fortaleza, coordenador de Controle de Doenças.

A Secretaria deverá promover, ainda, uma campanha de comunicação diferenciada nos municípios da Baixada Santista, onde há muitas casas de veraneio que permanecem fechadas durante parte do ano.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(RK)