Saúde: Estado mobiliza 15.000 ‘agentes’ para combater a dengue no Dia D

Exposiões, feiras de saúde e peças de teatro serão realizadas neste sábado

qui, 17/11/2005 - 13h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde recrutou um ‘exército de agentes’ para trabalho neste sábado, 19 de novembro, ‘Dia D’ de combate à Dengue no Estado. Cerca de 15 mil pessoas estarão por todo o Estado orientando a população e alertando sobre o perigo da doença em 2006. A abertura da ‘guerra’ contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da doença, será em Santos, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em todo o Estado haverá atividades de conscientização e prevenção, com participação da população. Serão realizadas vistorias a residências e praças, distribuição de panfletos, exposições, feiras de saúde, peças teatrais, passeatas e varreduras, sempre organizadas pela Secretaria e por prefeituras.

As atividades começarão logo pela manhã e devem durar o dia todo.

Para a Baixada Santista, por exemplo, a Secretaria lançará a distribuição de 80 mil folhetos de orientação à população. Em parceria com o Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos e Cubatão, a Associação de Administradores de Condomínio de Santos e Guarujá e o Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios de São Vicente, os folhetos chegarão aos prédios e casas de toda a Baixada Santista_ na região um dos principais problemas é o grande número de residências que ficam fechadas durante quase todo o ano. O Dengue Boy, mascote da Secretaria que alerta sobre a doença, começará suas visitas, que abrangem todo o Estado, pela cidade.

Na capital, a programação envolverá todas as regiões da cidade. No Butantan e na Lapa, zona oeste, o destaque ficará por conta de atividades educativas que serão realizadas nas ruas e nos shoppings da região. Na Mooca e na região de Aricanduva agentes irão percorrer as ruas e feiras livres distribuindo folhetos explicativos e orientando a população sobre como eliminar os focos de transmissão da doença.

Na zona leste, as principais atrações acontecem na Cidade Tiradentes e em Guaianazes. Teatro, sessões de vídeos, stands ‘tira dúvidas’ e distribuição de material educativo. Ainda haverá pedágio e gincanas.

Em Santo André, no Grande ABC, técnicos da Secretaria e do município realizarão um arrastão na divisa com o município de São Paulo. Ainda haverá exposição de criadouros e distribuição de material educativo. As crianças poderão participar de brincadeiras e terão seus rostos pintados com desenhos especiais. Em São Bernardo haverá mutirão contra focos no Jardim das Orquídeas. Rio Grande da Serra também terá mutirão, na região central. Diadema terá atividades nas Unidades Básicas de Saúde.

No interior o Dia D também está cheio de atrações. Em Ribeirão Preto, os moradores do bairro Campos Elísios terão palestras. Juntamente com os técnicos poderão percorrer as ruas e casas da região na captura de criadouros da Dengue. A população também receberá pratos justapostos para serem colocados em vasos de plantas_ eles evitam o acúmulo de água nos vasos.

Para o litoral norte a Secretaria irá enviar 20 mil folhetos explicativos. A distribuição será para todas as cidades da região, aproveitando a chegada dos turistas nas férias. Em São Sebastião serão montadas quatro barracas em pontos estratégicos da cidade. Nesses locais a população terá acesso à exposição de criadouros e distribuição de material educativo. Em Caraguatatuba haverá exposição, peças teatrais e exibição de vídeos educativos no coreto da praça Cândido Mota, no centro da cidade.

Neste ano foram registrados 5.062 casos de Dengue em todo o Estado. O número é maior que 2004, quando houve 3.049 casos, mas menor que 2003, 2002 e 2001, quando aconteceram 20.292, 42.368 e 51.668, respectivamente.

‘É importante que a população esteja atenda à Dengue a partir de agora. O aparecimento de outras doenças, como a febre maculosa, tirou a atenção da sociedade para os riscos da Dengue. Estamos perto do verão e precisamos adotar ações imediatamente. Caso contrário poderão surgir muitos casos nos próximos meses’, afirma o secretário Barradas Barata.

O lançamento do Dia D de Combate à Dengue no Estado será na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos_ rua Artur Assis, 47 – Boqueirão, em Santos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.