Saúde: Estado lança sistema de consulta de medicamentos pela internet

Será nesta quarta, dia 27, durante o Encontro Estadual de Assistência Farmacêutica

qua, 27/11/2002 - 8h31 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 27, o Governo paulista lança, durante o Encontro Estadual de Assistência Farmacêutica, o primeiro sistema de consultas de medicamentos pela rede mundial de computadores, o Farmanet, e a publicação Relação de Medicamentos. No evento também serão apresentados o balanço dos oito anos de assistência farmacêutica no Estado e o processo de recuperação da Fundação Para o Remédio Popular (Furp).

Os serviços de Saúde de São Paulo vão poder gerenciar estoques de medicamentos, fazer previsões de demanda e acompanhar o cronograma de entregas pela internet. Também terão à disposição um volume com informações sobre todos os 464 medicamentos distribuídos no Estado.

De acordo com a coordenadora do Programa de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, Harue Ohashi, o objetivo de reunir as informações sobre medicamentos num livro é facilitar a consulta pelos serviços de saúde. Na publicação será possível encontrar dados que vão desde os remédios básicos, como ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, até os de alto custo, como os intérferons e integrantes do coquetel anti-Aids. “Será mais fácil saber quais as opções de medicamentos padronizados para serem receitados”, explicou.

Quanto ao Farmanet, Ohashi destaca que é a maior conquista depois do Dose Certa, programa do Governo paulista que distribui uma cesta com 41 tipos diferentes de remédios mais utilizados pela população para todos os 645 municípios do Estado. “Não existe motivo para a falta de medicamentos básicos nos postos de dispensação quando a unidade faz uma boa previsão das necessidades. Porém, se houver, será possível verificar pelo Farmanet onde é possível fazer remanejamento para suprir a falta momentânea”, ressaltou.

O Manual de Gerenciamento dos Programas de Assistência Farmacêutica, Farmanet, foi elaborado de maneira didática. É auto-explicativo para facilitar o acesso e servir de ferramenta para o treinamento dos funcionários que irão operá-lo.

O Encontro Estadual de Assistência Farmacêutica será realizado nesta quarta-feira, dia 27, das 9 às 14 horas, no Paulista Plaza, que fica na Alameda Santos, 85, região Central da Capital. O evento contará com a presença do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes

Da Assessoria de Imprensa da Saúde

C.C./A.M.