Saúde: Estado lança programa de saúde ocular em escolas públicas do Interior

Programa, já implantado em Registro, deve abranger 137 municípios até o final de outubro

seg, 04/08/2003 - 8h34 | Do Portal do Governo

Um programa de saúde ocular para alunos da 1ª série do ensino fundamental de escolas públicas no Estado passa a ser oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde. É o programa Saúde Ocular do Escolar, que tem o objetivo de detectar problemas oftalmológicos em alunos e, se necessário, encaminhá-los ao serviço médico especializado.

Na primeira etapa o projeto atenderá municípios com até 40 mil habitantes, onde a disponibilidade de serviço oftalmológico costuma ser menor. Já iniciado na Direção Regional de Saúde (DIR) de Registro, em maio, o programa deve atingir pelo menos mais oito regiões do Estado até final de outubro: Araraquara, Bauru, Botucatu, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Taubaté. Serão 137 municípios, onde cerca de 35 mil alunos estão matriculados na primeira série do ensino fundamental.

O programa consiste no treinamento dos professores para a realização do exame de vista. A Secretaria treina os profissionais e fornece o equipamento para o teste. Todas crianças que apresentarem problemas oculares serão encaminhas a um oftalmologista e, se preciso, receberão óculos.

‘O objetivo é identificar distúrbios visuais que, se não forem descobertos precocemente, podem causar problemas permanentes e irreversíveis, interferindo no rendimento escolar das crianças e, conseqüentemente, no seu desenvolvimento psicossocial’, afirma o coordenador de Saúde do Interior, Nelson Pesciotta.

Estima-se que aproximadamente 15% desses estudantes apresentem problemas, como baixa acuidade visual ou a presença de algum sinal que justifique seu encaminhamento ao médico oftalmologista. Do total de crianças, cerca de 6% – 2.100 alunos – devem necessitar de lentes corretoras.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.