Saúde: Estado lança ofensiva contra a dengue para o próximo verão

Novas ações de controle da doença serão definidas nesta quarta-feira, dia 10

ter, 09/08/2005 - 9h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Sucen(Superintendência de Controle de Endemias) lança nesta quarta-feira, 10 de agosto, uma ofensiva para evitar uma possível epidemia de dengue no próximo verão.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, receberá, às 10h, os secretários municipais de saúde da Grande São Paulo para discutir novas formas de controle da doença. Um dos objetivos do encontro é orientar os 39 municípios a atuarem de forma preventiva desde já, intensificando as ações para afastar o risco de uma epidemia de dengue.

Neste ano foram registrados no Estado 4.729 casos da doença, contra 3.049 em 2004. O aumento, embora ainda longe dos quadros epidêmicos de anos anteriores, como os 51.668 casos de 2001, acende o sinal amarelo para que os esforços sejam redobrados.

A reunião desta quarta-feira faz parte de uma mega operação criada pela Secretaria para combater a doença no próximo verão, num investimento total de R$ 6,5 milhões.

De imediato, serão distribuídos, ainda em agosto, 200 mil panfletos orientativos na capital, municípios da Grande São Paulo e na Baixada Santista. Um exército de 900 profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) irá a campo para orientar os municípios, principalmente os considerados de maior risco.

Em setembro, o Estado também irá chamar os secretários de saúde dos municípios considerados prioritários no combate à dengue, ou seja, que apresentaram transmissão da doença nos últimos anos ou umaumento inesperado do número de casos, como Santos, Ribeirão Preto e Olímpia.

‘Ao longo dos últimos anos temos registrado uma grande queda no número de casos. Mas o mosquito da dengue é ardiloso e, se não tomarmos cuidado, ele volta. É exatamente no inverno que devemos preparar o combate. É fundamental a união de todos e a participação da população’, afirma o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria, Carlos Magno Fortaleza.

O encontro com secretários municipais de saúde será promovido nesta quarta-feira no auditório ‘Professor Alexandre Vranjac’, que fica na avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 188 – 9º andar, Cerqueira César, zona oeste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.