Saúde: Estado já tem leitos para pneumonia asiática

Hospital São Paulo e Hospital das Clínicas da Unicamp estão preparados para isolar casos suspeitos

ter, 01/04/2003 - 18h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde já reservou 24 leitos para receber possíveis portadores de Síndrome Respiratória (SRAG). No Hospital das Clínicas da Unicamp estão reservadas 16 vagas. No Hospital São Paulo são oito leitos em espera. Até agora não foi registrado caso suspeito da doença. A medida foi tomada por precaução, já que não há nenhuma suspeita no Estado.

Os dois hospitais foram escolhidos porque têm quartos com pressão negativa, o ar possivelmente contaminado não sai do local. O Hospital do Servidor Público, em São Paulo, também tem esse tipo de quarto e está preparado para reservar mais leitos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nenhum caso da Síndrome, que surgiu na Ásia, foi registrado na América Latina.

‘São Paulo pratica uma política de saúde preventiva. A intenção é não deixar a população preocupada e estar preparado para um possível caso da doença. Além da reserva de leitos especiais, há atenção total nos aeroportos internacionais’, afirma o coordenador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva.

O período de incubação da pneumonia asiática varia de dois a 10 dias. No início os sintomas são similares aos da gripe provocada pelo vírus influenzafebre alta e tosse seca. Também podem aparecer corisa, dor de cabeça, mal estar, confusão mental e diarréia.

Caso exista suspeita da doença no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde repassará o registro ao Ministério da Saúde, conforme norma distribuída pelo órgão.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde
C.A