Saúde: Estado homenageia doadores de sangue de Santos

Dia Nacional do Doador está sendo comemorado nesta quinta-feira

qui, 25/11/2004 - 10h18 | Do Portal do Governo

O hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, da Secretaria de Estado da Saúde, promove nesta quinta-feira, 25 de novembro, uma verdadeira festa para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue e incentivar novas doações entre a população da Baixada Santista.

A partir das 7 horas, as 100 primeiras pessoas que doarem sangue no local ganharão um kit com camiseta, caneta, calendário e preservativos. Às 11h haverá uma homenagem aos doadores mais freqüentes do hemonúcleo, que ganharão presentes especiais (canetas, jogo de copos etc). A festa será completada com bolos, sanduíches e refrigerantes.

Atualmente, a média de doadores de sangue no hemonúcleo de Santos é de 20 pessoas por dia e o estoque, de 80 bolsas, é considerado baixo. Para aumentá-lo seria preciso dobrar o número de doadores diários.

‘Esperamos que este Dia do Doador represente uma oportunidade de reflexão, para que as pessoas se conscientizem cada vez mais que doar sangue é salvar vidas’, afirma a diretora técnica do hemonúcleo do HGA, Giuseppina Patavino.

O Hospital Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, Santos. O hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)