Saúde: Estado envia 152 toneladas de remédios para vítimas do maremoto na Ásia

Sri Lanka e Indonésia serão beneficiados com o repasse de medicamentos

ter, 11/01/2005 - 14h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde envia nesta terça-feira, 11 de janeiro, 152 toneladas de remédios para as vítimas do maremoto que atingiu a Ásia no fim de 2004. Os lotes partirão do porto de Santos e aeroporto no Rio de Janeiro.

Produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), fábrica da Secretaria, os medicamentos auxiliarão as vítimas do Sri Lanka e Indonésia. Estão sendo enviados analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e anti-térmicos.

O governo do Estado também está repassando à Ásia cerca de 70 toneladas de alimentos e 200 mil peças de roupas e cobertores, totalizando aproximadamente 423 toneladas de produtos (com os medicamentos). A arrecadação das peças de roupas e cobertores foi uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade do Estado e da Defesa Civil, a partir de uma solicitação do Consulado do Sri Lanka.

Comboio com os remédios e as peças de roupa e cobertores saiu do Fundo Social de Solidariedade às 9h desta terça-feira. Na semana passada a Secretaria já enviou um lote de 7 toneladas de remédios para a Ásia.

A Furp é considerada a maior fábrica pública de medicamentos do Brasil. Com sua estrutura e alta tecnologia, fornece medicamentos a 3.200 cidades do país, incluindo todos os 645 do Estado de São Paulo. Produz, entre outros, os 40 remédios do programa Dose Certa, que distribui remédios básicos para todo o Estado.

Em 2001, a Furp realizou sua primeira exportação, atendendo ao pedido do governo de Luanda, em Angola, para medicamentos relativos ao tratamento da Aids. De lá para cá vem fornecendo remédios a outros países.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.